terça-feira, 28 de abril de 2009

XI EDIÇÃO BTT ALTE - 25 ABRIL 09

Visto que esta prova já vai na 11ª edição e ter lido alguns relatos interessantes sobre ela,decidi-me inscrever-me nela para poder comprovar se o que se falava era verdade.Pelos vistos não me enganei e vou aqui relatar como foi.

Bom, como fui no própio dia da prova tive de me levantar cedinho(6h) para poder arrancar ás 6h30 para chegar lá por volta da 8h30 nas calmas, que deu mais que tempo para levantar o dorsal, tomar um cafezinho e preparar a bike pois a partida estava marcada para as 10h.

Á chegada a Alte já se notava o espirito da coisa,alguma azáfama na vila com muita gente da organização a tratar dos últimos pormenores e com os atletas também já espalhados pela vila a fazer o seu aquecimento.



Depois da bike preparada, lá fui eu então para a zona de partida. Chegado ao local, constatei que havia divisões em função dos diferentes niveis de andamento.Lá na frente os prós que iam disputar a Taça de Portugal e atrás deles os amadores da maratona de lazer dos 80km onde eu me devia incluir, mas tal não aconteceu.Como me tinha inscrito nos 53km, tive de ficar mais atrás e acabei por arrancar mais tarde.Em ultimo ficaram os outros dois niveis, passeio de 29km e o infantil/familiar de 16km.Passava 10m das 10h quando finalmente arranquei.

Ainda antes da partida , fomos surpreendidos por um helicoptero que pairou sobre as nossas cabeças e que nos viria a fazer companhia durante algumas fazes da prova, altamente !




A Maratona deste ano percorreu uma distância de 83km, estendendo-se inicialmente a Norte, passando junto à ribeira do Arade, e após passar perto de Alte, completa o círculo pelo Sul, passando pelo sempre espectacular single track junto à ribeira de Algibre, num percurso bastante rápido e aprazível e com a altimetria bem distribuída ao longo do trajecto. Os primeiros 8 Km são planos como convém para o aquecimento, depois sobe-se ligeiramente até Benafim, segue-se em asfalto até à Penina, sobe-se aos moinhos e desce-se num percurso divertido e cheio de curvas por entre azinheiras e estevas até à Tameira (1ª ZA, Km 18).




Inicia-se depois uma subida longa mas pouco acentuada num belo barranco serrano junto a uma linha de água. Como quem sobe também desce, depois da subida inicia-se uma descida também bastante divertida. Segue-se depois uma fase rápida em que se rolará muitos quilómetros pelo largo e fértil vale junto à ribeira do Arade, onde as pequenas hortas rurais e a magnífica paisagem serrana decoram a paisagem. Ao km 33 encontraremos a 2ª ZA, nas Águas Frias, depois da ZA mantêm-se o traçado rolante até atravessar e abandonar a ribeira, inicia-se depois a aproximação a uma rampa íngreme mas relativamente curta, que depois de ultrapassada nos conduzirá por estradões rápidos ao sítio dos Conqueiros, onde está a 3ª ZA Km47, fabuloso pelos sobreiros seculares misturados com o cheiro do pinhal.




Após passar Santa Margarida (km51), entra-se numa fase bastante rápida, por belos caminhos rurais, inicialmente a descer e depois plana, que depois de passar junto a Paderne, nos leva de encontro à ribeira de Algibre e à 4ª ZA no Moinho Novo (Km67). Recuperadas as energias entra-se na fase mais técnica do percurso, são 4 km de pura diversão no espectacular single track junto à ribeira de Algibre, depois é só efectuar a última subida que já custou um bocadinho até ao planalto da Rocha Amarela , e a seguir descer para a meta em Alte,não sem antes fazer um descida muito técnica e perigosa.




Apesar de ser considerado para alguns um traçado bastante rolante, eu gostei e se assim não fosse provavelmente não teria cumprido os meus objectivos que era chegar ao fim sem muitas dificuldades e também não acabar em ultimo.Nota máxima para a segurança nas transições dos trilhos para o alcatrão e também para a presença de bombeiros nas descida perigosas.Boa organização geral com o percurso muito bem marcado(não me perdi uma unica vez e ainda andei alguns kms sozinho),o almoço foi satisfatório embora não incluisse sobremesa nem café e os banhos também podiam ser melhores.Talvez pudessem centralizar mais as coisas para as pessoas não andarem de um lado para o outro.Mas pronto não se pode ter tudo e fica na memória os belos trilhos e single tracks por onde se passa e a vontade de percorre-los outra vez.
Até pró ano Alte !

quinta-feira, 23 de abril de 2009

II MARATONA DE MONTEJUNTO 19/04/2009

Apesar deste post ser colocado por mim, o texto abaixo é da autoria do Sérgio, visto ter sido obrigado a escrevê-lo, sob pena de não lhe tirarem mais nenhuma foto.

Domingo de manha, marcamos o ponto de encontro em Loures e lá seguimos os três (Sérgio, Pedro, Jorge) rumo a Montejunto.Chegamos a Montejunto e vimos logo os cracks todos no rolo aquecer, estava pouco pessoal presente nesta maratona. Maratona com prémios afasta o pessoal que quer curtir o verdadeiro espírito do BTT.Partida pela 10h15 da manha lá seguimos os 3 ( ao todo deviam ser ai 30 Bttistas na nossa categoria) para fazer 70km com cerca de 1800 acumulado, começamos por descer a serra de Montejunto por Alcatrão e assim que entramos na terra, o kit tubless do Pedro foi-se e tivemos que ai mesmo o arranjar, ficando cerca de 30minutos parados, como devem adivinhar ficamos em ultimo, Eu parei para ajudar o Pedro, e a descer como a velocidade do Fradique era muita nem reparou na avaria e seguiu o seu caminho e nunca mais o vimos. Depois de arranjar o pneu do Pedro seguimos caminho, apanhamos uns trilhos com muita lama em que tivemos que carregar literalmente as Bikes. A seguir a estes trilhos lamacentos a organização brindou-nos com uma bifurcação com fitas para os dois lados sem mais nenhuma indicação, depois de tentarmos contactar a organização para nos ajudarem que revelou-se infrutífera pois ninguém nos atendeu decentemente, lá encontramos pelos nossos meios os respectivos trilhos que por sinal estavam muito mal marcados o que nos levou a fazer mais uns km`s extras. Através de boas subidas, descidas e muita adrenalina lá chegamos pelas 18h!!!!!!!! ao fim desta maratona Curiosamente nada nos esperava, ao longo do percurso foi nos retirado o abastecimento e o pessoal que cortava a estrada para podermos passar em segurança. Desta Maratona há muito mal a dizer e pouco de bom a falar. Esta já passou e agora vamos pensar no próximo desafio PORTALEGRE! Desse modo transcrevo o post que o Pedro deixou no fórum BTT, que ilustra muito bem o que foi esta maratona

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,56392.0.html