segunda-feira, 25 de maio de 2009

Apostiça e areia - 24 de Maio de 2009

Depois de o pessoal se ter baldado no sábado (presumo que tiveram medo da chuva, que não chegou a cair...) desafiei o Miguel Gerreiro para uma voltinha a começar na Costa com passagem pela Apostiça (e regresso, claro). Há muito tempo que eu não fazia esta voltinha, que não tendo grandes dificuldades, tem a vantagem de permitir rolar um bocado, até porque boa parte do percurso é mesmo em alcatrão! Logo à chegada à herdade da Apostiça temos uma surpresa (para mim só parcial) de que a quantidade de areia no piso torna algumas zonas intransitáveis, pelo menos para nós. O pessoal das moto 4 passava perfeitamente! será que é só por ter quatro rodas? O Miguel começava a trocer o nariz e a quexar-se da areia...

Parados ou em pleno movimento, lá fomos ultrapassando as dificuldades ou melhor, a dificuldade principal que era a areia.








Esta zona até é engraçada! Claro que as subidas e descidas são muito pouco pronunciadas. De facto o percurso faz-se quase todo na "taliga" (exceptuando as areias, claro...)


Penso que foi uma falha na navegação GPS que nos levou a enveredar por um caminho... um pouco mais arenoso... (a falha talvez fosse mesmo não ter GPS!).

O Miguel está a rir mas era já um riso muito amarelado! Queixava-se da areia, que não conseguia pedalar nem manter o ritmo de treino e já nem sei mais o quê! A certa altura teve que tirar a areia dos pézinhos, pois já não conseguia pedalar... LOL (eu acho que ele estava preocupado com o peso extra...)

Depois de mais umas voltas (e de mais uns bons troços de areia) conseguimos ir até à Lagoa de Albufeira.
















O Miguel a mostrar que já tinha andado por ali a fazer wind-surf talvez uns oito anos atrás (acho que ainda estaria nos juniores, ou seria nos infantis?) Este escravelho foi salvo "in extremis" de um possível coma alcoólico; penso que não voltará a dedicar-se à bebida (ou pelo menos talvez não entre outra vez para dentro de uma garrafa de cerveja!).

No caminho de regresso, mais uma paragem para atender a namorada...


E o regresso por alcatrão, pelo mesmo percurso, novamente até à Costa, em bom ritmo, com o Miguel a afirmar que foi a sua pior volta de BTT de sempre, e outras tolices assim... LOL.

terça-feira, 19 de maio de 2009

ARRÁBIDA - 17 de Maio

Conforme combinado, às 9 horas nas bombas da Repsol em Azeitão, lá estava eu, e os Jorges (Fradique e Santos). Tomámos o cafezinho e partimos, com o Jorge Santos a ser o guia, já que ele é que era o anfitrião.
Começámos com cerca de 20 km só em estradões. Finalizados os estradões, começamos numa zona de singles tracks algo técnicos, em direcção à zona do “Risco”,



que mereceu uma pausa junto ás arribas, para admirar a magnífica paisagem junto ao mar. Para chegarmos a este local, tivemos que passar por um trilho muitíssimo técnico e cheio de calhau.


Mas será possível, que não se pode admirar a "paisagem" em paz ?



De saída do “Risco”, a direcção era para dentro da bela Serra, e aí começava o festival de sobe e desce, com alguns singles tracks muito bons,




e mais uma pausa para uma foto e comer alguma coisa.

Após a primeira valente subida ao km 31, foi sempre a descer até aos singles tracks que vão dar à Comenda,



onde fizemos uma pausa para comer, abastecer água e um amigo nosso utilizou um wc (verdadeiro), já que o parque estava cheio de pessoas em piquenique.





Porque o calor já apertava e o cheiro a peixe e carne grelhada era intenso, seguimos para a última parte, onde nos esperava a verdadeira subida do dia, até à Capela de S. Luís, onde apreciámos as paisagens da serra e de Tróia.

Continuámos novamente por uns singles tracks, e toca a descer. Como o tempo já era pouco, acabámos por não ir para a zona dos moínhos, junto a Palmela, tal como queriamos.

Mudámos de direcção, para uma zona bem rolante, onde dava um gozo enorme de acelerar. Para finalizar, uma “desgraçada” subida em alcatrão, que parecia não ter fim, e que finalizava já na estrada nacional. Recuperámos o fôlego, e foi sempre a rolar mais uns 3/4 km até Azeitão.

Apesar de não ter tido muito acumulado de subida, foi uma voltinha muito boa (53 km), que para mim foram 73, porque fui de bike para Azeitão e regressei novamente de bike.
Algumas partes dos trilhos, eu e o Jorge Fradique já conhecíamos, mas a Arrábida é sempre um local muito bonito para pedalar, repletos de singles tracks.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sintra com furos - 16 de Maio de 2009


Já recuperados de Idanha, sábado era dia para o tradicional passeio em Sintra!
O grupinho estava composto, comigo, Carlos Santos, Carlos Costa e Artur e ainda com dois convidados, o Nelson e o João Pedro, vindos dos trilhos de Loures para experimentar estes estranhos trilhos de Sintra que "é só subidas!".




Aqui estão eles, nem sempre no melhor ângulo!





A volta decorria normal, com as paragens normais (especialmente para alguns)





Subimos à torre de vigia, só para mostrar as vistas aos convidados!


O Artur dá aqui início ao que seria a verdadeira "Volta dos Furos"!












Para dar continuidade, o Nelson fura logo 500 m à frente...

E para não perder o treino fura outra vez, e outra , e outra...





E outra,












E outra,




E outra...

Bem, ao todo acho que foram umas 6 (seis vezes, leram bem!) ao ponto de ter sido necessário ir buscá-lo de jipe!

Desculpa Nelson, mas da próxima vez leva pelo menos umas câmaras de ar suplentes (eu sugeria mesmo uma mudança para os tubeless...). É que eu ouvi umas bocas sobre Portalegre e uns quantos furos...