terça-feira, 29 de setembro de 2009

Maratona Cidade de Évora - 26-09-2009

Depois de algumas vicissitudes com a minha inscrição (dá/não dá, estica o prazo e afinal dá - vou mesmo!), sempre vou fazer a maratona BTT da "minha terra". Se bem me lembro, não era bem este o estilo das "Viagens na Minha Terra" do Garrett, mas estas foram minhas... (as viagens e a terra).

A propósito ou nem tanto, aqui fica o atalho http://purl.pt/55 para elevar o nível do blogue!

Regressando a Évora, aqui ficam umas fotos:



Quanto à maratona devo dizer que os primeiros 50 km eram de elevada dureza, o que conjugado com algum calor e falta de preparação da minha parte levaram a um resultado "menos bom"... LOL
36º lugar com 6h53, nos 99,17 km que eu fiz!
Resta dizer que estavam inscritos 100 atletas nos 100 km, e aparecem classificados 41! Não sei o que aconteceu aos restantes... mas imagino!
De resto, apesar de dura, tinha paisagens e trilhos interessantes, como na zona de Valverde, com muita vegetação, próximo do castelo do Giraldo, com uma descida ao nível do downhill, e com mais alguns single tracks interessantes ao longo do percurso.
O Artur e o Tozé esperaram pacientemente por mim (obrigado!) e conseguimos ir "almoçar" pelas 18h à Adega da Graciete, onde o Bacalhau Relvado nos deixou deliciados (isto para não falar do jarro de sangria que devia estar furado, da pratada de doces do Artur, que "não tinha visto a fruta", da amêndoa amarga do Tozé, que afinal era paga à parte... ) enfim, tudo dentro do normal!

Vejam se gostam deste estilo de fotos (espero que fiquem bem)!

Bons treinos...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Parque Natural de Sintra - 19/09/2009

Ora mais um treinozinho de btt nesta bela serra de Sintra, desta vez compareceram apenas três molengas dos cinco previstos.Após várias tentativas de contacto sem sucesso e depois do belo cafezinho, lá arrancámos então para mais uma voltinha.

"De manhã está-se bem é na caminha", onde é que eu já ouvi isto ???

Por acaso táva-se bem era mesmo na serra pois estava um bela manhã de sábado com tempo limpo e a temperatura bastante agradável para a prática do btt.

Por volta do km 10 , o Artur teve de parar para tirar o casaco e quanto isto acontece há sempre alguém que aproveita para verter águas e a maquina está sempre presente para registar o momento.





Lá diz o ditado "quando mija um português ..... "





Seguindo viagem, a próxima paragem deu-se por volta do km 20 para tirar mais umas fotos pois a paisagem convidava,uma com o Artur e o Fradique e outra com os três que foi conseguida com o telemóvel colocado em cima de uma pedra no chão que acabou por dar uma fotografia de belo efeito.







Mais 5km e mais uma paragem desta vez na Taberna do Ciclista para mais um reforço de cafeina e onde o Artur aproveitou para cumprimentar o seu amigo.Ele até sabe como é que o Artur gosta do café, vai lá vai !
Já de regresso e em sentido ascendente e toca o telemóvel do Fradique e lá voltamos a parar.O Artur para não arrefecer continuou e eu aproveitei para tirar mais uma fotos.





Este é o reporter oficial da volta.......




Depois daqui houve apenas a paragem final junto aos carros.Acabou por ser uma voltinha bastante tranquila e descontraida que durou aproximadamente 3h e 25 m.
O Gps registou ainda uma acumulado de 1,911 mt , para uma distância de 36 km , nada mau !
Eu sei que para alguns isto é só um aquecimento, mas como se costuma dizer devagar se vai ao longe.

Até breve e boas pedaladas !



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Preparação para o CAPE EPIC

Olá a todos...

Como a maior parte deve saber para o ano vou participar no CAPE EPIC2010, como tal este tipo de provas exige um treino muito especial.

Desse modo nesta primeira fase o meu treino vai ser mais estrada, e não vou vos poder acompanhar em todas as voltas de BTT ( mas em Messines 10 de OUT, lá estarei quem me quiser acompanhar, aqui fica o convite )
Neste momento os meus treinos estão a ser feitos nos Açores, Terceira isto aqui não é pêra doce como podem ver pelo gráfico do meu treino de hoje...

Aqui segue mais umas fotos do meu campo de treino, quem quiser vir fazer uns treininhos uma visita aos Açores, ficam todos convidados porque tenho cá uma Guarita para o pessoal.

Boa volta no sábado em Sintra, com o pessoal todo vai ser mesmo fixe!




quarta-feira, 16 de setembro de 2009

V PASSEIO BTT TERRUGEM - 13 / 09 / 2009

Desta vez combinámos ir ao passeio da Terrugem, para os 50 km.
Local de encontro era na Terrugem, e fui de bike até lá (19 km).
O tempo estava óptimo, algo nublado com temperatura amena.
Quando lá cheguei, fiquei espantado com a afluência, e ter mais de 500 pessoas a levantar o dorsal no próprio dia, não era nada bom sinal, resultado, atraso de 30 minutos na partida.


Pedro (amigo do Hélio), Alexandre, eu e o Hélio.


Antes da partida, já havia alguns com fome.





A parte inicial eram trilhos rolantes em pinhais, com alguns locais de areia, onde pedalar se tornava complicado.

Já em direcção à costa, onde passávamos nas arribas perto da praia do Magoito, em sobe e desce.






Após as arribas, voltámos para o interior, começando logo pelo 1º abastecimento.
Até este abastecimento fui sempre sozinho, e quando estava para sair aparece o Hélio, e acabámos por ir sempre juntos.



Foi caçado

Após o abastecimento, andámos por alguns vales em constante sob e desce, com vegetação densa e outros trilhos muito técnicos cheios de pedra.
Em especial este single track que era fantástico.



Todas as descidas com muita pedra estava identificadas








Uma paragem para uma "sandocha"


Voltámos de novo ás arribas perto da Praia de S. Julião na Ericeira.



Descida para S. Julião onde estava o 2º abastecimento.
Nesta descida, uma parte tinha que ser feita a pé porque a areia era muita



Até ao km 40, após a verdadeira subida do percurso, o Hélio esteve em grande, demonstrava cá uma pujança, que por vezes tinha que esperar por mim, mas entretanto apareceram-lhe umas caimbras, que nos fez reduzir o andamento até ao final.



A meta


O percurso teve 51 km, e demorámos 3hr e 30.
O Alexandre e o Pedro chegaram um pouco mais tarde.


O percurso era fixe, com algumas zonas exigentes, mas também muito giras.
Como fui para lá de bike, cheguei ao fim com 70 km, e ainda faltava o regresso. Até casa ainda foram mais 17, totalizando no final 87 km.