sexta-feira, 20 de maio de 2011

1ª MARATONA BTT ALFUNDÃO - 15/05/2011

Alfundão perto de Ferreira do Alentejo, terra do pai do Hélio.
Como a organização desta maratona estavam familiares do Hélio, ele já tinha prometido que ia estar presente, e eu fui também mais as nossas familias.
Manhã de sol com uma brisa, o que dava muito jeito.
Boa disposição e muita vontade do Hélio logo pela matina.
Junto à partida havia pequeno almoço, no levantamento de dorsais, reparámos que eram cerca de 130 inscritos para os 40 km e apenas 15 inscritos para os 70 km.
Combinámos ir sempre juntos e em boa hora o fizemos, pois com 15 inscritos nos 70 km, fizemos muitos kms sozinhos.
Inicio rolante, com pequenas subidas, o que dava para andar a um bom ritmo.
Abrandámos um pouco, de modo a gerir os esforço, pois o Hélio depois de vários meses de ausência por lesão, apenas tinha começado a pedalar à 2 semanas.
Os primeiros kms foram em zonas de campos agrícolas, com passagem por várias ribeiras.
Mais para a frente, passagem pela barragem de Odivelas, a zona mais bonita deste percurso, e excelente para puxar pelo andamento, ao que avisei o Hélio, mas como ele respondeu que sentia-se bem, deu o ok para seguirmos nesse ritmo.
Por volta dos 40 km, muda completamente as características do percurso (muito parecido com Cabeça Gorda), e começam a aparecer umas belas e inclinadas subidas, sendo uma delas a passar por dentro da povoação de Odivelas, e o calor a aumentar.
Cerca dos 45/50 km, o Hélio, começa a quebrar e daqui até ao final tivemos que ir sempre em andamento muito soft, para piorar a situção, ainda tivemos que passar uns belos 8 a 10 km de zonas com muita areia.
Chegámos ao fim com 74 km e 710 de acumulado de subida.
Mais uma vez a zona Alentejana a dar com a "marreta" num Molenga.
Finalizámos com um belissímo banho de água fria na rua.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

10ª MARATONA BTT PORTALEGRE - 07/05/2011

Este ano os Molengas estiveram presentes em maior número, dos que estavam previstos ir, apenas o Sérgio por motivos profissionais não conseguiu.
Ponto de encontro na Brisa em Loures na 6ª feira ao fim da tarde, Eu, Alexandre, Jorge fradique e Hélio. Transporte numa carrinha alugada para tonar a deslocação mais barata e irmos todos juntos. Seguimos em direcção ás portagens de Palmela onde nos aguardava o Jorge Santos e o Pedro Bastos. Enquanto uns arrumavam a tralha, outros dedicavam-se à pedrada aos mijões. Durante a viagem foi um fartote de boa disposição, e muito arejar de janelas.
Jantar em Vendas Novas, uma bela pratada de massa com bifes de perú.
Dormida em Santiago/Portalegre, a 4 km do local de partida da maratona, antes de deitar os preparativos para o dia seguinte, exposição de produtos energéticos/doping, desfile de máscaras, esconder sapatos de btt dentro das camas, vários cantares, libertação de odores no quarto do vizinho, e para finalizar a noite, alguns Molengas teimavam em não deixar dormir quem precisava, enfim houve de tudo, mas sempre com boa disposição.
Alvorada, pequeno almoço e siga para Portalegre, onde ás 8.20 já estavamos no controle 0.
Hélio, Alexandre e Pedro Bastos para os 60 km com 1500 de acumulado de subida, Eu, Jorge Santos e Jorge Fradique para os 106 km com 2300 acumulado de subida.
Enquanto aguardávamos pela partida, encontrámos algumas caras conhecidas, Polido e o Tozé.
Partida, percorremos cerca de 14 km pelas ruas de Portalegre, e depois é que entrámos em trilho. No início, eu e o Fradique perdemos contacto com o Jorge Santos, e seguimos sempre juntos até ao fim.
Após a entrada em trilho, o percurso era rápido, algo rolante, com subidas pequenas até ao km 45, altura em que começava as grandes dificuldades, sob e desce constante, sendo que muitas das descidas eram muito técnicas de pedra solta.
Ao km 82 começava a grande subida do dia, até ao km 92 no alto da Serra de S. Mamede junto ás antenas. Depois era descer e acelerar até Portalegre, para finalizar os 106 km, que afinal o acumulado de subida no meu gps deu 2550.
Todos terminaram sem mazelas que era o mais importante.
Eu e o Jorge Fradique terminámos com 6.58 hr e o Jorge Santos com 8 hrs.
O almoço foi a tradicional sopa de cação e carne de porco à alentejana.
No regresso a Lisboa, o mesmo problema com o abrir e fechar de janelas, e não deixaram repousar quem estava cansado.

Esta já está, até à próxima.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ARRÁBIDA - 01 MAIO 2011

No dia do trabalhador, eu e o Jorge Fradique para pegar ao serviço, em bike de estrada.
Saí de Fernão Ferro para encontro com o Jorge na Quinta do Conde.
Seguimos em direção a Azeitão com paragem para um café.
A serra esperava por nós e lá fomos para a subida maior até ás antenas.
Descida da Serra em direção a Setúbal, passando por Aldeia Grande.
Abastecimento de água na Comenda, seguindo pela praia da Figueirinha, Portinho e regressámos de novo à Quinta do Conde. Deixei o Jorge no carro e segui para o meu destino em Fernão Ferro.


Não é que ele pensava que eu não tinha máquina, enganou-se


































Claro que ele chegou atrasado....lolol

Claro que tive que partilhar a minha "bucha".....lolol.