quarta-feira, 30 de maio de 2012

Raid Alvalade-Porto Covo-Alvalade 20.05.2012


Este era um raid que eu queria fazer há já alguns anos mas por este ou outro motivo não tinha conseguido ir, este ano custou mas consegui marcar presença, eu e mais 3 Molengas.

Partimos os quatro na véspera e fomos dormir a Ermidas do Sado nuns quartos que o Pedro conseguiu a uns preços muitos económicos. Ainda fomos levantar os dorsais a Alvalade e depois de nos enganarmos na vila lá fomos então descansar as pernas para o dia seguinte.

O primeiro contratempo para mim verificou-se ainda na viagem quando detectei que não trazia os sapatos de btt, felizmente o Fradique trazia dois pares o que deu para desenrascar, no entanto o numero era o 45 e eu calço o 42 ..... foi tipo barbatanas.

O tempo não estava famoso prova disso foi a chuva que caiu na viagem e durante a noite e que continuou durante a manhã quando nos preparavamos para a prova.

Chegados a Alvalade fomos tomar o pequeno almoço que estava incluido no preço da inscrição e que era umas sandes de fiambre e queijo,bolo rei,sumos e cafezinho.

A chuva essa ia caindo e começamos a prova já molhados. A prova começou mesmo á hora e quando demos conta já os ciclistas tinham partido, no entanto ainda apanhámos o pelotão perto do sitio onde o carro ficou estacionado.

Á partida eramos 3 para os 120km e o Hélio ainda na indecisão pois queria ver como se sentiria na chegada a Porto Covo. Os primeiros km´s foram em alcatrão como convinha para dispersar o grupo que ainda era bastante grande, cerca de 2000 inscritos dos quais 1600 só ida e os restantes ida e volta.

O Jorge Fradique saiu disparado e logo nos primeiros km´s deixei de o ver, o Pedro vinha logo atrás mas também desapareceu de seguida, o Hélio vinha logo atrás de mim.

A chuva que tinha caido deixou o terreno bastante pesado e lamacento e nos primeiros km´s de trilho mudámos logo de cor. Apesar de não haver grande desnivel a dificuldade estava em tentar o equilibrio nas zonas onde a lama era intensa, claro que isto desgastava um bocadinho as pernas mas lá fomos andando.

1º abastecimento aos 20 e tal km´s e do Fradique e do Esteves nem vê-los, eu ainda parei um pouco para beber água e limpar um pouco a lama dos óculos e enquanto ali estava lá apareceu o Hélio que entretanto tinha ficado um pouco para trás, e seguimos juntos.

No entanto o Hélio parecia estar a fazer a prova em contenção e logo em seguida deixei de o ver e lá segui dentro do meu ritmo. No abastecimento da barragem continuei sem ver os outros dois e depois de comer umas sandes de carne assada e uma fruta segui viagem sem que o Hélio tivesse aparecido.

Bom lá continuei até chegarmos a uma zona de belos singles tracks no meio da vegetação e eis que começo a ouvir um ruido estranho a meio da descida e toca a encostar á berma a ver o que se passava na roda de trás. Aconteceu que a mola das pastilhas traseiras provavelmente com a lama e o desgaste simplesmente saltou do sitio e começou a roçar no disco e entortou e partiu uma parte. Lá tive de desmontar as pastilhas e tentar remediar a coisa . Estava eu entretido quando lá aparece o Hélio e com a avaria remediada lá seguimos os dois em direcção a Porto Covo tentanto evitar ao máximo travar com o detrás para não ter mais nenhuma surpresa.

Chegamos a Porto Covo sem antes levarmos mais uma valente carga de água já para não falar no vento que se sentia junto á falesia que quase nos parava a bicicleta. Mas não desistimos e o Hélio lá se decidiu por fazer os 124 km e seguimos juntos até final.

Tempo ainda para duas quedas, uma quase parado pois não consegui tirar o sapato a tempo do pedal e outra em que perdi o controlo da bike e fui parar á valeta, nada de grave apenas uns arranhões.

Passadas quase 8 hrs em cima do selim lá chegamos então a Alvalade por volta das 17hrs, o Pedro e o Jorge já lá estavam pois fizeram a prova também juntos.

Apesar da dureza do piso e das condições climatéricas o balanço final é positivo e esta será sem dúvida uma prova para repetir no futuro, excelente organização, abastecimentos qb e marcações sem nada a apontar.

Em slideshow a compilação das nossas fotos e das que conseguimos arranjar.

Até breve !




sábado, 19 de maio de 2012

RAID BTT TAPADA MAFRA 13.05.2012

Finalmente os Roteiros Aventura voltaram a organizar eventos de btt.
Molengas presentes: Pedro Esteves, Carlos Costa, Jorge Rodrigues, Jorge Fradique e Sérgio Luis.
Como já sabia o que ia "apanhar" de belas paisagens, levei uma camara de fimar no capacete, que um irmão me emprestou.
Belos trilhos, belas paisagens !!!
47 km com 1.150 de acumulado de subida.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Maratona BTT de Portalegre - 05-05-2012

Mais uma vez estavam inscritos 3 Molengas (o já vem sendo um hábito) - Pedro Esteves e Jorge Fradique para os 100 km e o Hélio para os 50 km (que no caso eram 60).
Por acaso o Pedro Esteves ganhou um concurso com esta foto, o que lhe deu direito a uma inscrição grátis, que foi aproveitada pelo Sérgio para nos acompanhar, participando nos 50 km, e reforçando a equipa.
Como já tínhamos feito no ano transato, fomos de véspera, parando para jantar uma "pasta party" em Vendas Novas e dormindo perto de Portalegre. Por sinal tentámos marcar a dormida no hotel que fica mesmo em frente da partida, só que... fechou este ano! LOL
Este ano a prova parecia ter muito menos inscritos do que em anos anteriores, o que veio a confirmar-se pelos resultados finais - chegaram 538 na maratona e 925 na meia! Desta forma, e pela primeira vez, conseguimos partir de frente para o pórtico da partida, antes da curva.

Os molengas antes da partida

O percurso deste ano começava de forma ligeiramente diferente, passando por diversas ruas de Portalegre, antes de chegar à subida em alcatrão para a Serra de S. Mamede. Ao cimo da subida fazia-se a separação 100 km / Meia, pelo que a entrada nos trilhos se fazia já em grupos separados; deste modo não sentimos grandes confusões nas subidas iniciais, algumas delas bem inclinadas! Claro que o facto de haver menos pessoal também ajudou à menor confusão.
Apesar da chuva dos últimos dias, a lama não existia em muita quantidade, mas por diversas vezes foi preciso atravessar ribeiros, obrigando alguns a por os pezinhos de molho...

Embora as últimas chuvas tenham estragado parte das flores, ainda havia zonas muito bonitas, como é habitual nesta prova


Os abastecimentos estiveram ao nível habitual nesta prova. Posso dizer que vim carregado com mais  barras do as que tinha levado no início, além das que comi na prova!












O tempo acabou por estar ótimo, um pouco fresco ao início mas sem chuva e quase sempre nublado, ajudando ao desenrolar da prova.
Pelos 70 km tentei animar o Pedro, que vinha algo em baixo, com umas belas interpretações minhas de cantares alentejanos, mas ele revelou uma grande insensibilidade cultural ao desdenhar das minhas capacidades artísticas!
Este ano subimos duas vezes à Serra de S. Mamede, uma perto dos 30 km e outra pelos 85 km, que se revelou bastante exigente!
Entretanto os outros meninos fizeram os 60 km na desportiva, com paragens prolongadas nos abastecimentos e ritmo relax!
Como de costume o Pedro, nos 10 km finais tomou o freio nos dentes e disparou por ali abaixo, de tal maneira que quase me levava à frente numa curva que ele já nem via...LOL
Afinal o percurso tinha 2540 m de acumulado, algo mais do que o anunciado!

A equipa no final da prova

Depois de uma bela banhoca o almoço a condizer com os pregaminhos habituais, começando pelos aperitivos, a bela sopa de cação e uma carne assada com massa para retemperar energias!




















Classificações honrosas:



E aqui ficam as restantes fotos da prova: