terça-feira, 29 de abril de 2014

16ª Maratona Btt Alte - 25 Abril de 2014


Depois de alguns avanços e recuos,eu o Pedro Bastos e o Pedro Esteves resolvemos juntar-nos para voltar a participar na mitica maratona de Alte que já vai na 16ª edição.

A minha ultima participação tinha sido a solo em 2009 e desde logo fiquei fã deste evento tendo em conta o percurso que passava e passa sempre por zonas com paisagens fantásticas.



viatura oficial Molenga
os 3 da vida airada
 
 
Em principio eramos para ir de no própio dia, mas á ultima da hora consegui um local para pernoitarmos bem perto da localidade de Alte. Um amigo de longa data, deixou-nos pernoitar numa fantástica vivenda com piscina na localidade de Querença a 20km do local da prova, com belas vistas para a serra.


a famosa aletria liquida
belas vistas !
reparem no calçado, lol !

 



Sendo assim, arrancámos no dia anterior ao final da tarde e ainda fomos jantar a Querença a um restaurante recomendado pelo meu amigo, comida tipicamente caseira muito bem confecionada com preço acessivel e no fim ainda nos ofereceram uma aguardente de medronho, que pomada !





Dia 25 de Abril, alvorada as 8h da matina para preparar para a maratona que tinha inicio as 10h.

Depois de tudo pronto, arrancamos em direção a Alte com as expectativas elevadas para esta prova.



A prova era composta por 4 de niveis de laser mais a classe competitiva a contar para a taça do Algarve de XCM.

Todos os elementos do team optaram pelo nivel 4 que anunciava 75km de extensão e 1503 metros de acumulado.

Depois da foto da praxe do grupo, a maratona teve então inicio com a classe competitiva a sair em 1º lugar.






Primeiro km pelo centro da vila e em alcatrão até entrarmos nos trilhos. No inicio da prova e como ainda estava a preparar a GoPro para os videos, deixei-me ficar um bocado para trás e os meus colegas de equipa desapareceram por assim dizer.

Os primeiros km´s seriam bastante rolantes até ao 1º abastecimento aos 26km, sem antes passarmos pelo fantástico single track junto á zona da ribeira de Algibre como poderão ver brevemente no video.

 
 


 
 



 
 

 

Chegado ao 1º abastecimento encontrei o Bastos que pelo tamanho da barriga já devia ter estado a meter para a blusa. Eu também não me fiz rogado e também me fui abastecer numa mesa que tinha desde figos e bolinhos secos, a fruta e bebidas isotónicas e água. O Esteves esse nem vê-lo, devia ter alguma coisa marcada tal era a pressa com que ia.

Daqui e até ao próximo abastecimento aos 44km eu e o Bastos seguimos juntos nas nossas 29´s. O percurso continuava maioritariamente rolante apesar de já começar a aparecer algum desnivel, mas nada de muito complicado.

Destaque para o tempo que estava fantástico, céu limpo com uma temperatura q.b. e ainda um ventinho fresco que ajudava os atletas a não se desidratarem muito.

Chegados ao 2º abastecimento, paramos para mais uma fotozita e claro está carregar baterias com uns bolinhos e agua pois as paredes ainda estavam para vir.




Dito e feito, passados alguns km´s e aí estavam as belas e longas subidas ! Eu como ainda me sentia bem, não me fiz rogado e ataquei as paredes com calma mas sem desmontar, aproveitando ainda para apreciar a paisagem.

Quando dei conta olhei e vi que o Bastos estava a fazer uma aceleração para trás. Posto isto e como bom colega de equipa que sou, continuei viagem :) .

Apesar da dureza de algumas paredes, esta parte do percurso era uma das mais belas, com imenso florido e vistas fantásticas para a serra. Mas como quem sobe também desce, as descidas neste local eram vertiginosas e dava para atingir velocidades bastante elevadas, mas sempre com alguma precaução devido ás pedras soltas, de salientar a presença dos bombeiros nos locais mais perigosos.








E assim lá segui até final, umas vezes acompanhado outras vezes sozinho, mas sempre com uma satisfação enorme tendo em conta a beleza do percurso. Gostei mesmo desta prova e disfrutei-a ao máximo sem me importar com os tempos finais, a intenção tal como nas outras é sempre chegar ao fim montado e com poucos ai´s .

Chegada á meta







Ficaram assim os tempos :


Class   Nome                                            Equipa                 Dorsal         Tempo

58      Pedro Miguel Rodrigues Esteves     Teamolenga             1114      04:14:05
92      Jorge Aires Moura dos Santos        Teamolenga             1214      05:20:19
106    Pedro Miguel Bastos                       Temolenga              1180      05:50:19


Banhinho tomado e toca a almoçar para repor as calorias.



E pronto mais uma maratona concluída, sem duvida que fica um bocado longe mas vale sempre a pena a deslocação ao Algarve para participar nesta prova.

Destaque ainda para a estreia da minha 29" em maratonas, aprovadíssima !


E ainda o video :




Próxima maratona: Alvalade-Porto Covo.