domingo, 29 de agosto de 2010

Caminho de Santiago 2010

2010 Ano Xacobeo
Ano Santo em Santiago de Compostela



Aproxima-se a grande aventura...

A peregrinação a Santiago em BTT, seguindo o Caminho Francês (o mais tradicional e dos mais antigos), com início em St. Jean de Pied de Port.

Serão cerca de 800 km!

É já em Outubro...

domingo, 22 de agosto de 2010

Fexpomalveira 2010/08/15

Para colmatar a falta de actividade no blogue (e aproveitando não me terem deixado fazer os Trilhos de Baco, mas lá iremos...) aqui fica um relato do passeio da Fexpomalveira deste ano.
Os participantes do TeaMolenga mais habituais destas andanças estiveram presentes, ainda que com algumas condicionantes. O Pedro Esteves, o Sérgio, e eu apontados desde o início para os 50 km; o Carlos Costa e o Jorge Santos a pensar nos 35 km e o Alex indeciso entre os 35 e os 50! Desta vez tudo equipado a rigor, com camisolas do TeaMolenga, finalmente!
Tão lindinhos todos de igual!
O ambiente na partida estava animado, e até houve sorteios, mas acho que só saíram prémios nos números altos! Na próxima temos que levantar os dorsais mais tarde! LOL

Acho que é o período de concentração antes do arranque!

Este ano a prova não começou logo a subir paredes, mas também não faltou muito para as encontrarmos! O Carlos ficou algo para trás e partiu a corrente logo aos 6 km. O Sérgio trazia uma cassete toda empenada, e só depois de uma reparação feita pelo "desperdício" é que ficou um pouco melhor. Entrtanto o Jorge Santos, que estava cheio de pressa porque tinha que ir trabalhar, falhou a separação dos 35 km, pelo que decidiu fazer os 50 km! O Alex também veio para os 50 km e só o Carlos é que fez mesmo os 35 km (e ao que parece um pouco empenado). Como o Jorge estava com pressa não esperou pelos arranjos do Sérgio (furo, cassete, ...) e foi-se embora; já só o vimos no final, quando chegámos já ele vinha do banho prontinho para ir trabalhar. Entretanto a dureza do percurso ia-se acumulando e fazendo algumas mossas; depois de esperarmos várias vezes pelo Alex  no cimo das subidas, ele acabou por ficar para trás, já muito empenado.
Já faltava uma destas, e tinha que ser o Pedro, claro!

O furo do Sérgio, com o Pedro a dar apoio moral!

Os empenos sucediam-se, uns mais paredes que outros, como se vê no exemplo seguinte:
Subida feita com calma, para ver as paisagens...

Os abastecimentos não faltaram, e de um modo geral a organização era muito boa. Os trilhos, apesar dos empenos eram em geral muito giros, com uns single-tracks novos e espectaculares, tendo alguns sido recentemente abertos, pelo aspecto, e com passagens muito agradáveis. Como já vem sendo hábito neste passeio, a dureza acumulada é significativa, pois as subidinhas não perdoam, mas no global foi muito interessante.
Abastecimento de água, com burrico, duche e tudo!

A saída de um single espectacular...


À espera do Alex...

Lá vem, finalmente...


O Sérgio tinha acabado de se deitar no chão! Se calhar já estava a pensar na sesta...

Pelos vistos nesta zona também há moinhos! Havia os de moer os cereais e agora há os de energia eólica! É a evolução dos tempos!




A organização tinha tudo previsto, até para os mais aflitos no meio do campo!


E o percurso continuava interessante até ao reabastecimento principal, onde havia sandes de leitão, arroz doce e até mini's!



E até ao final os trilhos continuavam interessantes, sendo a subida final de algum respeito, mais pela dimensão pois não acabava mesmo de subir!

O ocasional alívio do pessoal do costume...


Finalmente o cimo da subida! Agora era sempre a descer até à meta; pelo caminho ainda havia uns drops e parece que alguém passou algo atrapalhado!

O Carlos já estava à nossa espera, o Jorge já vinha do banho e o Alex chegou pouco depois, um bocadinho empenado.

Como havia a oferta de uma trouxa (dantes eram duas, é a crise) fui até à casa das trouxas para trazer a oferta (e mais umas) e fui obrigado a ver passar a Volta a Portugal! Os rapazes iam mesmo depressa!

E fico por aqui que o poste já vai longo!

Ah, é verdade, sobre os Trilhos de Baco... já não vou fazer o poste! O facto é que a aventura de ontem não foi tanto com as bicicletas mas com o carro! Avariou a 30 km da Vidigueira! Seguiram-se as peripécias habituais com o seguro, o reboque, o táxi, enfim, uma tentativa de participação muito complicada!
O vinho dos gamas terá que ficar para o próximo ano! LOL