domingo, 23 de maio de 2010

5ª Maratona Internacional de Idanha-a-Nova - 08/05/2010

Passada uma semana desde Portalegre, o Teamolenga juntou-se mais uma vez para participar nesta famosa maratona que este ano ficou logo esgotada desde Janeiro. É verdade, se não fosse o Pedro a avisar-me não me tinha conseguido inscrever a tempo. O alojamento também foi complicado e já a só a duas semanas da prova é que consegui através de uma desistência um quartito no Hotel Idanha Natura a 14km de Idanha.O resto do team ficou instalado na Casa das Jardas um bocadinho mais perto.

Para este prova o team contou com Pedro Esteves, Jorge Fradique, Sérgio Luis, Hélio Soares e claro está, eu ! Infelizmente á ultima da hora o Carlos Costa e o Alexandre Alves não puderam comparecer, caso contrário o grupo seria ainda maior.

Depois de algumas indecisões e provocações de um certo elemento de equipa em Portalegre, á partida tudo apontava para que o team todo iria fazer a distância mais longa, os 103 km . Eu por acaso até estava bastante confiante em virtude de ter feito o ano passado esta prova que apesar de algumas caimbras, tinha conseguido terminar. O Hélio já não podia dizer o mesmo e depois de alguma indecisão lá seguiu também para a maratona a fim de quebrar o enguiço , e ainda bem !

Foto do team, pouco antes da partida.

Ambiente na zona de partida.

Primeiros 5 km´s em pedra e alcatrão, para depois se entrar finalmente nos trilhos. De referir que o tempo não estava famoso, e apesar de não estar frio o céu apresentava-se bastante nublado. Ainda antes de entrar nos trilhos fomos presenteados com chuva.

Tinhamos acabado de fazer os 1ºs km´s em terra quando fizessemos a 1ª paragem forçada tal como haviamos feito o ano passado com o Carlos Costa que partiu a corrente, desta vez o azar aconteceu ao Sérgio que partiu um dos parafusos dos cleats dos sapatos.

E sempre que se pára há sempre alguém que gosta de arejar e outros de registar o momento.

Outros riem-se ............

Bem, boa disposição foi o que não faltou .

Depois deste pequeno contratempo lá seguimos então pelos trilhos de terra em direcção á primeira zona de abastecimento que seria aos 22 km´s na localidade de Zebreira. Parece que o sapato do Sergio ainda não estava afinado e precisou de mais um ajuste, aqui ele em plena pose de sapateiro.

Os km´s ainda eram poucos mas um abastecimento é um abastecimento e ele há pessoas que não conseguem estar muito tempo sem comer se não entram em descompensação ......

A partir daqui formou-se praticamente dois grupos de diferentes andamentos, á frente seguiam o Sérgio ,o Fradique e Pedro e atrás formou-se uma dupla comigo e com o Hélio em ritmo mais baixo de forma a gerir o esforço.

Ainda antes de chegarmos junto ao rio ,mas um abastecimento aos 33km na povoação de Segura para beber umas águas e outros produtos estranhos, se houvesse controlo anti-doping não sei não .......

Lá estão eles de novo agarrados á banana, gostam pouco gostam ............

Continuamos a maratona no ritmo normal ,apreciando as belas paisagens junto ao rio e tirando algumas fotos.

O single-track junto ao rio é simplesmente fabuloso.

Depois do single track e mais algumas subidas e descidas, atravessámos a ponte em direcção a Zarza já em alcatrão. Aí fomos encontrar o resto do grupo em velocidade reduzida, parece que o Jorge Fradique se tinha atirado umas poucas de vezes para o chão deixando-o à rasca do joelho.

Chegados ao abastecimento com em Zarza La Mayor com 53 km nas pernas, aproveitámos para fazer a reposição de sólidos e liquidos que já estavam na reserva. Havia de tudo um pouco, fruta,barras,sumos,gomas energeticas,agua, muito bom. Deu também para atestar os Camelbak e bidons e ainda encher as mochilas com sólidos para o caminho. Tempo também para lubrificar as bikes como convém .Em termos fisicos, eu sentia-me bem e o Hélio também parecia estar em boa forma e queria arrancar o quanto antes para não arrefecermos e perdermos o andamento.

Visto que o Hélio estava com a pica toda, agarrei na bike e lá fomos de volta em direcção a Idanha. O resto do grupo ficou para trás, certos de que nos apanhariam mais a frente. Passamos de novo a ponte e seguimos para direita para a subida onde o Hélio o ano passado tinha desistido devido ás caimbras que não o deixaram continuar. Este ano e até à altura não tinha surgido nada de preocupante e lá seguimos dentro do nosso ritmo, sem exageros por estes belos trilhos.

Bora lá, já falta pouco !

Como o Fradique vinha um bocadinho queixoso do joelho, ainda fez uma paragem junto a uma ambulância para meter o spray milagroso de forma a concluir a prova sem grandes dores.

Eu e o Hélio lá seguiamos no nosso ritmo que sem ser forte era continuo. Parámos apenas para reparar um furo na minha bike e também para comermos umas barras e umas sandes de presunto.

Passado isto, seguimos em direcção da barragem Marechal Carmona, ainda fizemos mais umas subidas , até que chegamos ao desafio final, a subida da calçada para Idanha que parecia estar algo escorregadia. Bom, não nos fizéssemos rogados,lá metemos as respectivas avózinhas e toca a subir aquilo tudo sem desmontar . E mais uma vez consegui chegar ao cimo sem sair da bike , para mim foi 2ª vez e para o Hélio foi a 1ª , sim senhor prova superada !

Terminamos em 344º e 345º lugar entre os 533 atletas que terminaram a maratona masculina . O resto do grupo que veio a acompanhar o Fradique ,terminaram em 401º,402º e 403º respectivamente.

A data da execução deste post, os tempos ainda não estavam disponiveis e o meu gps mais uma vez a bateria não durou até ao fim, mas penso que fizemos aproximadamente 7h30m .

Os restantes fizeram um pouco mais.Caso surjam os tempos oficiais da organização voltarei aqui ao blog para colocá-los. Resta-me dizer ainda que terminamos a prova debaixo de chuva que não mais parou até ao outro dia.

Em relação ao almoço, a carne estava apetitosa e era servida com um belo arroz de feijão e batatas fritas a acompanhar, com direito a repetição para quem quisesse.