sábado, 3 de março de 2012

Maratona de Sevilha - 19-02-2012

Depois da Maratona do Porto, em novembro, surgiu o desafio para participar na Maratona de Sevilha! O pessoal que queria fazer a sua estreia na Maratona, o Sérgio e o Jorge Santos, estavam dispostos a alinhar. Para mim, entrar noutra maratona cerca de 3 meses depois nem dava tempo para recuperar... mas já tinha ouvido falar muito bem da organização sevilhana e, o bichinho foi mais forte! Até porque desta feita tínhamos um verdadeiro pelotão de atletas e amigos do Teamolenga!
Carlos Costa, Jorge Fradique, Jorge Rodrigues (+/-), Jorge Santos, Sérgio Luís, Tiago Castro, Tito Santos e Vítor Roios!
Sete maratonistas (e um quase)!

 Aspetos da feira da maratona
Eu o Sérgio e o Carlos decidimos sair bem cedinho, pelas 4h30 da manhã, para fazer a viagem calmamente e ter tempo de levantar os dorsais e visitar a feira da maratona, antes do tradicional almoço "pasta party", que em Espanha se chama "comida de hidratos".
A feira da maratona era afinal um pouco fraquinha e, depois de levantar os dorsais seguimos para a comida de hidratos, que estava muito agradável e ofereciam mesmo o almoço aos acompanhantes. Havia um pouco de fila para entrar, mas depois o espaço era muito agradável, com lugares sentados para todos e os espanhóis a fazerem uma festa bem animada como de costume. E a comida estava bem boa!

A maratona começava e acabava no estádio olímpico de Sevilha, com boas condições para a partida e a chegada. Apesar de algumas dúvidas quanto ao frio, acabámos por correr sem roupa adicional, pois o tempo prometia aquecer lá para o meio dia, e o frio de manhã já se suportava.
Eu o Carlos e o Sérgio começámos juntos e mantivemos um ritmo certinho até perto dos 30 km.
O Tito e o Jorge Santos vinham com um ritmo mais lento, o Vítor e o Tiago vinham um pouco atrás mas separámo-nos na confusão da partida. O Jorge Rodrigues era a lebre secreta e esperava por nós perto do km 30, para puxar pelo pessoal nos últimos km (ou pelo menos a ideia era essa...).
Um pouco antes dos 30 km o Carlos reduziu um pouco o ritmo e ficou um pouco mais atrás. Eu ao km 30 comecei a sentir alguma dificuldade em manter o ritmo e também reduzi um pouco, e perdi um pouco de terreno para o Sérgio que se estava a aguentar muito bem.
O Jorge Rodrigues estava à nossa espera perto do km 32, mas não viu o Sérgio e foi comigo até ao final.
Pelo km 37 o ritmo baixou mais um pouco e acabei por ver passar o Vítor e o Tiago. Mas no km 40 o Vítor parou no reabastecimento e ficou para trás, enquanto o Tiago seguia com o Jorge Rodrigues uns metros à minha frente, mas que eu não conseguia recuperar!
Entrada no estádio com uma descida acentuada e meia volta à pista para cortar a meta! O Tiago estava à espera do Vítor um pouco antes da meta mas nem o vi na altura, e o Jorge Rodrigues que estava com ele acompanhou-me até à meta.
Organização impecável, com água a cada 2,5 km, bebida isotónica e laranjas a cada 5 km. Só faltou algo um pouco mais sólido como banana ou marmelada, pelo meio da prova, mas eu levei umas barrinhas de amêndoa que resolveram a questão.
Com exceção das avenidas mais afastadas, havia sempre bastante público a assistir e aplaudir; uma festa!
No final acabámos todos bem, nem sempre com os tempos desejados mas... com os tempos possíveis!

Sérgio Luís - 3h44m18s

Jorge Fradique 3h48m57s

Vítor Roios e Tiago Castro - 3h50m05s

Carlos Costa - 4h08m43s

Tito Santos - 4h25m04s

Jorge Santos - 4h49m45s










Depois da maratona a organização oferecia ainda um almoço aos atletas, mas... não era muito famoso. Tinha uma sopa fria de tomate e um arroz à valenciana vegetariano... mas enfim, com a fome da maratona comeu-se!
Eu o Carlos e o Sérgio ainda ficámos para segunda-feira e aproveitámos para jantar umas belas tapas numa tasquinha da cidade.
O centro de Sevilha está espetacular, com os edifícios arranjados e muito bonitos, ruas sem tráfego onde circula agora um metro de superfície, e a habitual movida de espanhóis por todo o lado. Uma delícia!

Aqui ficam algumas fotos da cidade:



Parabéns a todos os maratonistas, em especial aos estreantes!

Qual será a próxima?



Sem comentários:

Enviar um comentário