sexta-feira, 24 de maio de 2013

Maratona de Estremoz 2013

Penso que pela 1ª vez para todos os molengas presentes, rumámos a estremoz, no dia 24/4/2013, para participação numa bonita maratona por aquelas terras.

 Mais uma vez a repetir-se 2 Jorges e 2 Pedros
Jorge Fradique, Jorge Santos, Pedro Esteves e Pedro Bastos

Como sempre, há atletas que têm mimos especiais, e tratamentos priveligiados







Previlégio geral, foi a estadia e a receção, na bonita casa do Fradique, mesmo no centro histórico de Vila Viçosa
A ceia e pequeno almoço, foi refastelosa, se é que a palavra existe.. um agradecimento muito grande à Tia, que providenciou que na chegada houvesse umas maravilhosas empadas, e uns enchidos, não do outro mundo, mas daquele mesmo dali.. mal empregado.. eh eh eh







Acho que este maior, só foi para comer



 foto editada, por atentado ao pudor








No dia D lá fomos, Os Jorges e o Pedro Esteves, para a grande, e eu ia com mais pressa, e fui para a meia.











Tempo maravilhoso, a puxar para o pedal, paisagens magnificas, partida dada. O Fradique e o Pedro, ainda os vi na partida,  acompanhei o Jorge Santos por uns tempos, e íamos embalados por uma estranha musica, que emanava da sua bicla.. na separação para os 90km, ainda tentei dissuadir o Jorge, mas ele lá foi, já um pouco em atraso para a distancia. Parece que quem foi, atesta que realmente o Alentejo, não é só planicie, levaram com umas paredes, que tudo somado ao fim, deu bem mais que os 2300 acumulados anunciados. Depois de ter ouvido as histórias na 1ª pessoa, tive a perfeita noção, que fiz a melhor opção, na escolha do percurso.



Prova dura sem duvida, ainda fiz ali um amigo GNR, com quem partilhei os penultimos kms, porque nos ultimos, queixou-se de caimbras, e eu como bom companheiro, deixei-o lá.
Um apreço aos colegas de equipe, que realmente fizeram uma prova sublime.


Fomos recompensados por um muito bem servido almoço, numa quinta esplendorosa, com vista para a serra d´Óssa.


o Jorge Santos? Ahh tá aqui. Jorge, então? vamos almoçar? Realmente não há imagens do Jorge a chegada, mas chegou de uma grande luta.. parabens, as condições nao eram as melhores, da bicla claro, mas conseguiste

Por mim a repetir. Até à proxima

sábado, 11 de maio de 2013

PORTALEGRE BTT 2013 - 04 MAIO 2013

De novo os Molengas na maratona de Portalegre, já é da praxe a nossa presença.
Presentes o Pedro Bastos na meia maratona, eu e o Jorge Fradique na maratona, e o Hélio indeciso até à altura da separação dos percursos...lolol, decidiu pela grande.
Saímos na 6ª feira ao final da tarde, pelo caminho cantorias alentejanas do Avôzinho (deve pensar que canta
 muito bem). Jantar em Vendas Novas no local habitual quando fazemos esta viagem; dormida em Urra como já é habitual; ceia de aletria by Pedro Esteves, e a "tourada" dos costume antes do descanso, enfim não deixam os atletas descansar...lolol.
8.30 estávamos no controle 0. De ano para ano nota-se que cada vez vai menos gente, mesmo assim, estiveram presentes 1500. Este ano o BTT-TV tinha uma novidade a fazer a reportagem video e fotográfica, um pequeno aparelho voador.
Partida ás 9 horas, percurso inicial diferente dos anos anteriores, entrava logo na cidade para fazer a tradicional subida de alcatrão antes de entrar nos trilhos.
Este ano o brinde de subir ás antenas era logo de início, aos 17 km já estava feita.
Até ao km 40 já tínhamos feitos umas boas subidas, depois até ao km 62 onde estava o 2º abastecimento, apanhámos uma zona rolante com pequeno sobe e desce, onde o Jorge Fradique ficou doido, parecia que tinham soltado os cães atrás dele, e eu lá fui atrás dele, até pararmos no abastecimento.
No abastecimento quase tiveram que expulsar o Jorge, deve ter estado uns 10 minutos a comer laranjas.
Seguia-se uma das grandes subidas do dia, era até ao km 73. Após a subida o Jorge quebrou um bocado, e optámos por reduzir o andamento. Para complicar as coisas, ao km 75 numa descida, o Jorge rasgou um pneu, como o líquido não vedava, tivemos que colocar uma câmara de ar.
Seguimos viagem a um ritmo mais reduzido do que é habitual, mas chegámos a Portalegre com 103 km e 2.640 de acumulado de subida.
Este ano a chegada também foi diferente, foi no kartódromo junto ao local onde foi a partida, percorremos a pista e finalizamos na meta.
Chegámos todos ao fim sem ninguém se aleijar e isso é o mais importante, tendo em conta o percurso desta maratona que é bem durinha com muitas zonas de pedra,  mas com paisagens fantásticas.
Percurso bem marcado, muita gente da organização pelo percurso, apenas nota negativa para os abastecimentos, muito fracos..... apenas fruta e bolachas, para quem anda várias horas a pedalar é insuficiente. Os km a que estavam localizados os abastecimentos, não tinham muita lógica; km 29, 62, 80 e 90. Se tivesse estado muito calor, muita gente iria sofrer entre o km 29 e o 62.
O Pedro Bastos terminou bem a meia maratona, o Hélio para nossa surpresa fez os 103 km sem problemas de maior..... ahhhh valente deves andar nos treinos secretos !!!!
O Jorge Fradique, não teve um dia muito bom, ou anda a dormir pouco para mudar as fraldas à netinha, ou é treinos a mais......lololol.

Meia Maratona
Pedro Bastos - 4 hr 22 min

Maratona
Pedro Esteves - 7 hr 13 min
Jorge Fradique - 7 hr 13 min
Hélio Soares - 8 hr 19 min


Até 2014 Portalegre



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Corrida 1º de maio

A corrida do 1º de maio é já uma tradição na participação do Teamolenga! Desta vez tivemos uma participação de nível razoável, com cinco atletas, embora só quatro se tenham de facto inscrito...

A equipa, antes da partida

A corrida é interessante, percorrendo as principais avenidas lisboetas, e com cerca de 1500 atletas inscritos, torna-se um passeio interessante no meio de todo este grande grupo de pessoal.
A partida é agora dada dentro do estádio, percorrendo praticamente uma volta à pista, antes de sair para as avenidas.
Apesar da participação dos cinco atletas do Teamolenga, parece que estão todos em baixo de forma, pelo que o ritmo foi relativamente lento. Começou por ir tudo em grupo, mas alguns atletas estavam mesmo com um ritmo muito lento e houve algum "esticar". Apesar disto, enquanto o percurso foi a descer, digamos até aos Restauradores, o pessoal ainda se foi mantendo em "linha de vista". O problema foi o retorno...
O regresso implicava a subida da Av. Almirante Reis, o que é sempre complicado, e levou a uma separação clara no grupo, seguindo na frente o Sérgio e o Jorge Fradique, mais atrás outro duo com o Carlos Costa e o Jorge Santos e com o Mário Delgado a ficar um pouco mais para trás.
O ritmo foi tão lento que só apanhámos o Carlos Pereira na Av. de Roma, já perto da Av. da Igreja - ou ele está muito rápido, ou nós estamos muito lentos... (acho que é mais a segunda hipótese!).
No final, nova entrada no estádio 1º de maio e a meta a surgir após meia volta à pista.

Após passar a meta, um fotógrafo de serviço tirava fotos a todo o pessoal!





















Jorge Fradique e Sérgio Luís


Carlos Costa e Jorge Santos



Mário Delgado


A classificação final dos atletas do Teamolenga, ficou assim atribuída, entre os cerca de 1500 que terminaram a prova:


Em termos de equipa, lugar 97, entre as 107 equipas classificadas:


Enfim, uma prova sempre muito interessante, pelo percurso percorrido e pela participação. O tempo também ajudou, agradável e sem demasiado calor. É pena que o público não apoie mais os atletas, pois até para conseguir umas simples palmas é preciso que sejam os atletas a puxar pelo público, e mesmo assim nem sempre funciona!
Temos que dinamizar os treinos deste pessoal, para melhorar o desempenho!

Até à próxima!