segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SERRA DA ESTRELA CHALLENGE - 10 Setembro 2011

A convite do Tozé, fomos participar nesta aventura de subir a Serra da Estrela.
Os Molengas presentes: Pedro Esteves, Jorge Fradique e Sérgio.
Saída de Lisboa na 6ª feira ao final da tarde, com destino ao parque de campismo de Valhelhas, que fica a 38 km da Torre.
Já em Valhelhas, encontro com os restantes companheiros: Tozé, Carlos, Vitor Mendes, Miguel Mendes, Miguel Neves, Tiago, Pedro Estácio e Joaquim.
Montámos as tendas e fomos jantar perto de Valhelhas, mas para lá chegar (+- 10 km) era só subir, e no regresso uma viagem "acelarada" para conseguirmos entrar a horas com o carro dentro do parque.
Para mim, a alvorada foi infelizmente ás 6 horas ao som do ressonar do Jorge Fradique, outros não tiveram essa sorte...lolol.
Tomámos o pequeno almoço no café do parque de campismo, e siga que tínhamos muito para subir. Percurso inicial, ligeiramente a subir e rolante com umas pequenas partes de sob e desce.
Ao km 16, parámos em Manteigas para um café e seguimos, cada qual com o ritmo que podia ou queria.
Junto aos tanques das trutas começa a empinar a subida e entramos na estrada pelo lindíssimo Vale Glaciar. Paragem numa fonte e também no Covão D´ametade.
Depois do Centro de limpeza de neves, a subida endurece ainda mais, mas a vista magnifica que temos, compensa o esforço, e ao fim de 38 km chegamos à Torre.
Para recuperar as forças, que bela sandes de queijo e presunto que comi, isto depois das sandes do Sérgio e do Jorge fradique me terem aberto o apetite.
Já sem o Tiago, que desceu primeiro para auxiliar o Pedro Estácio que tinha abandonado na subida, bebemos um café, vestimos os impermeáveis para proteger do frio na descida, tirámos a foto de grupo.......e siga para baixo, uns mais rápidos, outros "menos rápidos", e aqui o doido por vezes, era com uma mão no guiador da bike e a outra a filmar a descida, o que vale é que correu bem.
Parámos em Manteigas para reagrupar, e seguimos viagem para Valhelhas.
Assim que saímos de Manteigas, o Tozé resolve começar a "puxar" pelo grupo, eu e o Jorge Fradique resolvemos seguir no ritmo dele, e até ao parque de campismo de Valhelhas, durante 15 km, fomos os 3 num ritmo louco, onde iamos alternando a iniciativa de "puxar"; belo final que nos deu muito gozo.
Final com 76 km e 1700 de acumulado de subida.
Junto ao parque havia a praia fluvial, por sinal muito bonita e bem arranjada, e alguns de nós fomos até lá dar uns belos mergulhos para refrescar.
Churrasco na praia fluvial, que gentilmente o pai do Tiago nos preparou, o nosso muito obrigado.
Um dia com muito sol e muito bem passado, com um grupo sempre com muito boa disposição.
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário