sábado, 10 de outubro de 2009

Meia Maratona de Portugal - 4-10-2009

As "meias maratonas das pontes" são já uma tradição!
Pena é que cada vez mais o pessoal se "balde" a estas participações!
Até uns que dizem querer começar a preparar a participação numa maratona, acabam por desistir à última hora (arranjam uma gripe ou coisa parecida...)

Bem, de acordo com a agenda, lá estávamos numa manhã de domingo algo enevoada, apenas eu e o Mário Delgado (o único que aceitou o desafio), junto à estação do Oriente, cerca das 8 horas, para apanhar boleia do autocarro até ao meio da Ponte Vasco da Gama.
Como ainda não havia grandes filas para os autocarros, decidimos esperar pelo autocarro seguinte e assim ir sentadinhos até à zona da partida! Não faltaria tempo para esperar de pé (e para correr)!
Chegados ao meio da ponte, acabaram-se as mordomias! Tínhamos em perspectiva cerca de 2 horas de espera em pé (alguns sentados no chão) até ser dado o tiro de partida!
Enquanto esperávamos apareceu o Frederico Vieira com um amigo, mais um Jorge, e iam os dois fazer a estreia na meia maratona! Parece que estavam a apontar para um tempo na ordem das 2 horas.
Pela minha parte, e com a recorrente falta de tempo para treinar, também não esperava fazer um grande tempo... tinha a esperança de conseguir algo abaixo das 2 horas!
Finalmente, às 10h30 (tão tarde) lá foi dada a partida para os 16 000 atletas dispostos a correr um bocado nesta manhã de domingo; claro que só talvez entre 2000 e 3000 iriam correr a meia maratona, sendo os restantes participantes da mini, muitos deles apenas a andar (mas o importante é participar!).
Infelizmente para os corredores, o tempo que tinha estado enevoado durante a manhã, começou a abrir e a aquecer, o que é sempre mau para uma meia!
Em todo o caso, a parte inicial estava a correr bem, e rapidamente deixei de ver o resto do pessoal. O Mário ficou para trás, penso que o Frederico viria atrás de mim, não muito longe e o Jorge passou para a frente do grupo e afastou-se.
Até aos 10 km o percurso era relativamente fácil (tirando o calor) pois após a entrada no IC2, ao km 6, seguia quase sempre a descer até ao retorno, pelos 10 km. A organização portou-se bem com os abastecimentos, e havia mesmo laranjas e bananas aos 10 km, para além da água e do Powerade a cada 5km.



Claro que depois da descida seguia-se a subida, pois o regresso era pelo IC2 do mesmo modo e, se para lá era a descer...



Para amenizar a coisa, a organização colocou algumas bandas a tocar pelo percurso, o que sempre dava para animar a malta, que é o que faz falta (já ouvi isto em qualquer lado...)



Ao dar a volta aos 10 km fiquei à procura do restante pessoal, mas só vi o Mário, que vinha talvez uns 2 km atrás. Não vi os outros dois companheiros e só depois percebi porquê: o Frederico devia vir logo atrás de mim e o Jorge já estaria algo à frente.
Entretanto o calor e a subida (e para alguns a galinha do dia anterior, não é Frederico?) iam fazendo das suas e o esforço acumulado era bem visível na cara de alguns atletas, particularmente uns com chapéu amarelo...



A partir dos 14 km, ultrapassada a fase pior da subida, tentei acertar o ritmo para algo entre 5:10 e 5:20 por km, para conseguir acabar sem grandes dificuldades. Na prática ainda consegui acelerar um pouco na parte final, pois o último km foi efectuado em 5:04! (eu sei que é mauzinho, mas é preciso dar o desconto da falta de treino e da PDI, claro!).

E pronto, o tempo final de 1h51m48' acabou por não ser tão mau assim dadas as condicionantes...

Quanto ao restante pessoal, aqui fica um quadro resumo dos resultados obtidos, após as peripécias diversas (o Frederico teve que largar a galinha, o Jorge teve medo e reduziu o ritmo, o Mário deve estar com excesso de treinos e o Pedro nunca o cheguei a ver):

Lugar Dorsal Escalão País Nome Tempo de Chip Tempo Oficial
1028 2745 M 45 POR FRADIQUE, JORGE 01:51:48 01:53:19
1080 1573 SEN M POR LOPES,JORGE 01:54:34 01:54:34
1716 2511 SEN M POR VIEIRA,FREDERICO 02:12:58 02:14:28
1803 2556 SEN M POR NETO,PEDRO 02:18:00 02:19:17
1825 443 M 50 POR DELGADO, MARIO 02:19:40 02:21:10

De registar ainda a participação do Jorge Santos na mini, com um tempo de 47 minutos nos 8,5 km, e parece que ele acabou a prova com vontade de continuar! Força Jorge, na próxima vais à meia!

Em termos de atletismo, fica desde já tudo convidado a participar na próxima Corrida do Tejo, no dia 25 de Outubro, que promete um percurso de 10 km muito giro, ao longo da marginal, e sempre com muito boas vistas...

http://corridadotejo.com

Até breve!

3 comentários:

  1. Não foi só a galinha, mas umas horas de sono a menos, umas cervejas a mais na Oktoberfest, uns quilinhos a mais das salsichas alemãs e talvez querer ir atrás de um tubarão até ao km 10.5!!!
    Para a próxima, sai melhor.
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois é para 1ªmaratona(mini)correu-me bastante bem e deu-me motivação para treinar mais para tentar fazer a meia brevemente.Vou ver se consigo ir á corrida do tejo,pois estes eventos são interessantes para praticar e conviver(e lavar as vistas também).

    ResponderEliminar
  3. Se é para lavar vistas, não posso faltar

    ResponderEliminar