segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Maratona do Porto - 7/11/2010


Mais uma Maratona?! Porque não, são só 42,195 km a correr...

Depois da Maratona de Madrid (no meu caso) e de Estocolmo (para o Vítor e o Tiago), lancei o desafio - porque não vamos fazer a maratona do Porto??
Apesar de me terem chamado alguns nomes de início, a ideia "pegou" e começámos a encarar a sério uma participação na Maratona do Porto. Entretanto, um outro Molenga, o Jorge Santos, aceitou o desafio e quis também alinhar nesta loucura (na opinião de alguns...).
Com planos mais ou menos seguidos, fomos treinando muito a nível individual, com um ou outro treino conjunto, em particular num certo treino de 30 km, o maior que eu fiz, em que conseguimos treinar os 4 juntos.
Entretanto, quase na véspera da maratona, o Jorge Santos ligou-me a dizer que estava de cama com gripe e não ia conseguir ir à maratona! Uma baixa no grupo, o estreante ficava de fora!
Reduzidos a 3, lá nos encontrámos no Hotel Tuela, onde chegámos quase ao mesmo tempo, cerca das 13h de sábado. Cumpridos os formalismos, seguimos direitos à feira da maratona e à Pasta Party, que tiveram lugar no Pavilhão Rosa Mota, também conhecido por Palácio de Cristal.
A feira estava razoavelmente animada e o levantamento dos dorsais decorreu sem problemas. Para além da tradicional T-shirt, técnica, os brindes incluíam uma garrafa de vinho do Porto e uma mochila (ainda ponderei em seguir o conselho dado por que me entregou a mochila e a garrafa - logo à meia-noite abra a garrafinha e beba toda! vai ver que a maratona no domingo não custa nada!!! Bem, achei que seria egoísta da minha parte beber a garrafa toda, e não segui o conselho!)
Entrámos na pasta party, com animação assegurada por uma orquestra que tocava uns temas deliciosos ao estilo Big Band, entre outras coisas.
A comida era razoável, embora a carne não fosse das mais saborosas - mas pelo menos era muito melhor que a soja das tristemente famosas 24 Horas BTT de 2010!
 O grupo dos três (maratonistas)

 O Vítor

O Tiago

E eu

À tarde ainda fomos visitar a Casa da Música e fomos convidados para jantar em casa da prima do Vítor, onde atestámos com mais umas pratadas de massa, desta feita muito saborosas! Obrigado!




A Casa da Música com os seus vidrinhos redondos...

Domingo de manhã, primeira peripécia: o meu telemóvel não tocou às 7h como estava programado porque... perdeu a data e hora! LOL Estúpido!
Por sorte eu acordei às 7h30 assarapantado, pois nem tinha ouvido o Vítor a bater na porta do quarto! Fui a correr para o pequeno almoço e já eles vinham de regresso. Descemos todos e comi qualquer coisa, sem abusar, pois já eram quase 8h. Voltámos aos quartos, equipar e sair para a partida, que felizmente ficava a cerca de 5 minutos do hotel. Sacos para deixar roupas e um camião TIR para os levar para a chegada, tudo a correr bem. Uma chuvinha miudinha, algo irritante, teimava em molhar o pessoal, pelo que a bomba de gasolina teve uma freguesia inusitada num domingo de manhã - muita gente mas sem carros!
Dada a partida pouco depois da hora marcada, o percurso descia um pouco para logo de seguida ter a subida mais acentuada, em direcção à rotunda da Boavista. Como foi logo ao princípio até deu para aquecer!  A partir da rotunda era a descida até ao mar, quase sempre pela avenida da Boavista. Claro que era a descer mas estávamos a rolar perto dos 5 min./km o que me parecia exagerado! Ainda reclamei que era rápido demais para uma maratona, mas o Vítor e o Tiago não me ligaram nenhuma pelo que me limitei a seguir o ritmo...
Chegados ao Castelo do Queijo virámos à direita para ir dar a volta à rotunda de Matosinhos, junto ao edifício transparente. Curiosamente a chuva tinha entretanto parado, o céu mantinha-se encoberto, o ar estava fresco e não havia muito vento: em suma condições óptimas para a maratona!
O percurso seguia então pela marginal junto ao mar (velha conhecida de corridas do S. João, há muitos anos...) e depois da foz ao longo da marginal do rio Douro - muito bonito e quase plano. Chegados à ponte D. Luís, atravessamos para Gaia, fazendo o belo percurso do Cais de Gaia e seguindo até à Afurada, onde se fazia o retorno. O ritmo aqui tinha estabilizado entre os 5'15'' e os 5'20'', e eu continuava a dizer ao pessoal que me parecia rápido demais... O Vítor respondia que não, porque tínhamos que passar na meia com 1h50m! Eu não estava convencido que isso fosse muito bom mas lá continuámos juntos e passámos a meia precisamente com 1h50m!
Pouco depois, o Vítor e o Tiago começaram a dizer "olha, não vai ali o Cruz?!". Quando nos juntámos ao Cruz, percebi entretanto que eles tinham conhecido o Cruz na Maratona de Estocolmo, que fizeram este ano, onde andaram um bocado juntos durante a corrida, e agora vieram encontrar-se aqui na maratona do Porto! Ainda dizem que não há coincidências...
Nesta zona apareciam alguns abastecimentos sólidos, para além da água e do powerade que nunca faltaram, e aproveitei para engolir um cubinho de marmelada e duas ou três metades de banana que consegui ir apanhando!
Regresso à ponte D. Luís e ao lado do Porto, para seguir em direcção ao Freixo, sendo o retorno final pouco depois de passar debaixo da ponte. Já no regresso do Freixo passava-se o km 30 e as coisas pareciam um pouco mais pesadas, pelo que o ritmo baixou ligeiramente para algo entre 5'25'' e 5'30''/km. Apesar disso continuávamos a sentir-nos bastante bem, e a verdade é que eu estava a ver os km a passar um após outro sem qualquer dificuldade e quase sem olhar para o relógio, o que é um bom indicador!
Cerca do km 33 o Vítor começou a ficar alguns passos atrás e acabou por perder um pouco o contacto. Eu e o Tiago, apesar de internamente sentirmos alguma dúvida (será que vai chegar agora o "muro"??), mantivemos o ritmo pela marginal em direcção à rotunda de Matosinhos. Como deixámos de ver o Vítor ficámos algo preocupados, mas acabámos por cruzar com ele já no regresso da rotunda e em direcção à meta. Faltava apenas virar para a Avenida da Boavista e subir aqueles 2 km até ao parque da cidade. Aqui já  "nada pode acontecer" pelo que toca de acelerar - perdi a conta à quantidade de pessoal que ultrapassámos nesta fase final! Quando chegámos ao km 41 o Tiago ligou o turbo e já não consegui acompanhá-lo, apesar de ter feito o último km num ritmo de 4'57''!!! O Tiago ainda mais rápido pois ganhou-me cerca de 10'' neste km! Acabar a maratona neste ritmo foi de facto espectacular!
O Vítor chegou cerca de 5 min. depois e aqui está a foto da consagração, já com as medalhas ao peito:

Campeões!!! (especialmente o Tiago que melhorou o seu melhor tempo!)

Seguiu-se uma bela banhoca no hotel (foram muito simpáticos pois deixaram os maratonistas ficar com os quartos até às 3 da tarde, para os banhos) e, para retemperar forças, uma bela duma francesinha no forno de lenha, em Canelas, que soube que nem ginjas!

Aqui fica o registo do percurso tirado do meu Garmin (que se perdeu um pouco nas passagens do túnel... LOL)

Classificações Finais:

Foi pena o Jorge Santos ter ficado doente e não ter ido, mas não te preocupes, Jorge...

Isto correu tão bem que já começámos a discutir qual poderia ser a próxima maratona...

2 comentários:

  1. Grande Jorge, Parabéns
    Deita fora esse gps.....fraquinho...lolol

    ResponderEliminar
  2. Porra que azar o meu,desde Maio que me andava a preparar para chegar a data da prova e pimba toma lá uma gripe! Dass ! Fiquei mesmo chateado!
    Mas o desafio continua no meu pensamento, ainda não sei é em qual maratona me vou estrear,mas que vou faze-la, vou ! . Parabéns aos atletas que terminaram !

    ResponderEliminar