quarta-feira, 3 de junho de 2009

Caminhos de Loures - 31 de Maio de 2009

Finalmente a prometida voltinha pelas “serras” de Loures!

Às 8h30 encontro junto às torres da Bela Vista, no parque de estacionamento da Escola José Cardoso Pires.
Devo dizer que o Pedro me tinha feito um esquema com o caminho para chegar aqui, mas quando fui à procura dele descobri que o tinha deixado… no escritório! LOL. Bem, nada que um brilhante sentido de orientação (e um telemóvel) não resolvesse!
O dia parecia escolhido a dedo – previsão de 34 ºC para Lisboa! Melhor ainda quando o Pedro vai avisando que temos que subir aos montes todos em redor (pelo menos os que têm eólicas, presumo que não sejam os mais baixos…).
Começamos por descer um grande bocado até à zona baixa de Loures (parece que costuma ficar alagada nas cheias), o que deixa logo a ideia do que vai acontecer no regresso (subir aquilo tudo, por exemplo… LOL).
Após uns 15 km rolantes começámos a subir um monte, à procura do primeiro marco geodésico (ainda não percebi porque raio andamos sempre a encontrar marcos geodésicos nas voltas de BTT…)!
Percebe-se já que o calor vai apertar com o avançar das horas e começam os primeiros sinais de desidratação (pelo menos para alguns…)!
Uma vista de um dos primeiros altos


Entretanto e apesar de o GPS do Pedro já não se desligar, não deve ter instalado o programa para guias de passeios! Com tantas dúvidas e enganos pelo caminho, o GPS podia mesmo estar desligado, que o resultado devia ser parecido!



A CREL, omnipresente no passeio
Depois de passar por uma curiosa subestação instalada no cimo de um monte, subimos até ao cabeço de montachique onde, imagine-se… havia outro marco geodésico!






Entretanto fomos atravessando a CREL num e noutro sentido, por cima ou por baixo, talvez uma dúzia de vezes, incluindo umas passagens estranhas, com passagem de vedações, saltos de muros, enfim, foi só seguir o guia (que tinha o track GPS, claro)!Bem, não vou bater mais no Pedro, coitado, ele não tem culpa de terem andado por ali a estragar os caminhos que ele conhecia (deve ter sido quando construíram a CREL…LOL).

No regresso ainda passámos perto do Palácio do Correio-Mor, que aparenta estar abandonado (é a cultura em Portugal…).



Claro que no final nos aguardava a subidinha de regresso às Torres da Bela Vista; O Carlos, desidratado e estoirado, fazia já parte das subidas a pé… (não treines, não…)!
A volta terminou com 53 km, 1345 m de acumulado e 38ºC!
Obrigado Pedro! Ficámos a conhecer uns percursos novos e engraçados (bem como uns muros e vedações…) e foi uma volta gira. Pena o calor e a falta de árvores para umas sombritas. Obrigado à senhora que cedeu a água para reabastecimento (ainda há pessoas simpáticas)!
É verdade, falta uma palavra para o pessoal que fica a manhã a dormir e depois diz que não leu os e-mail e que não foi avisado: Maricas!
Bem, por hoje é tudo, para a semana há mais, em Minde, espero que com paisagens agradáveis e com menos calor (acho que por ali também não há árvores…).

2 comentários:

  1. Vamos repor a verdade dos factos: para ele chegar ao ponto de encontro, foi necessário o meu telefonema, e as minhas preciosas indicações, e porquê ? o gps do carro dele não tinha bateria...lol lol, existem testemunhas.
    Há pessoas, que não desistem de bater no "ceguinho" (gps)...chiça !!!...lol
    Na verdade, houve 2 minis enganos, devido a não fazer uma parte deste percurso à 2 anos, mas prontamente se resolveu.
    Esta volta sem calor não é fácil, com calor ainda é pior, pois a maioria das subidas têm todas 200-350 mts de acumulado.
    Faltou a incursão á serra em Lousa, pois já não dava tempo, mas para a próxima tem que ser.
    Molengas maricas que ficaram na cama e que podiam ter ido pedalar ? não acredito !!!

    ResponderEliminar
  2. Os factos também não foram bem esses! O que aconteceu foi que eu não liguei o GPS porque... não sabia a morada!
    2 mini enganos! Bem, vou deixar passar essa...
    Quanto ao maricas que ficou na cama, ele sabe bem quem é! E ainda tem o desplante de se queixar de que não foi avisado! LOL

    ResponderEliminar