Em perspetiva um bonito percurso à beira mar, em maioria plano, mas com umas subidas pelos km 28 e 36, a deixar antever algumas dificuldades.
As previsões do tempo também não eram muito animadoras, pois para domingo, dia 4, previa-se chuva e vento forte, e nestas coisas aplica-se a Lei de Murphy: o vento está sempre contra.
Jorge e Sérgio na feira da maratona
Nice e a bonita marginal - Promenade des Anglais - onde irá começar a corrida
Como fomos na quinta-feira, aproveitando o último feriado de 1 de novembro, ainda conseguimos visitar Nice, Cannes e o Mónaco, antes da corrida.
A bonita Praça Massèna, em Nice
Catedral de Notre Dame, em Nice
Vista da baía de Cannes, com o Casino e edifício onde decorre o festival de cinema
No Mónaco, com uns amigos
Bom, o objetivo era mesmo fazer a Maratona e não apenas turismo...
Durante estes dias o tempo esteve ótimo, com bastante sol e temperaturas agradáveis.Claro que à noite a temperatura descia de forma significativa. As previsões, mesmo as francesas, continuavam a dar chuva para domingo, nesta zona.
Depois de convencermos o hotel a servir o pequeno almoço às 6h30, levantá-mo-nos pelas 6h; primeira espreitadela na janela, com céu nublado, chão molhado, mas não chovia e a temperatura não parecia muito baixa.
Saímos do hotel pelas 7h, pois era preciso entregar os sacos com roupa até às 7h30. Continuava sem chuva, temperatura aceitável para a hora e... sem vento!
Encontrámos o Vítor e o Tiago no local combinado, perto da partida, e entrámos na zona da partida, em conjunto com os outros 8845 maratonistas (mais 2316 estafetas) preparados para partir para os 42,195 km da Maratona. O Sérgio sonhava com 3h30, o Vítor e o Tiago mais com as 3h40~3h45 e o Jorge pensava que gostaria de acabar em 4h.
Dada a partida, saiu o pessoal todo pela "Promenade des Anglais", que é o nome da avenida marginal em Nice (se calhar vão lá muitos ingleses...).
O tempo manteve-se ótimo ao longo de todo o percurso, sem vento, sem chuva, nublado mas com uma temperatura mesmo agradável para correr!
O percurso em geral era plano, junto ao mar e muito bonito; havia apenas duas subidinhas, uma pelos vinte e tal km, em Antibes, e a outra numa zona mais complicada porque começava perto dos 35 km, zona habitualmente crítica da maratona.
Esta subida foi algo difícil para todos, o Sérgio chegou a andar e o Jorge a correr muito devagar mesmo! A seguir a esta subida havia uma zona de sobe e desce, que não ajudou à recuperação. Só a partir do km 38 se voltava ao percurso plano, junto ao mar.
O Sérgio tinha partido à frente mas, no final foi passado pelo Tiago e acabou junto com o Vítor. O Jorge conseguiu acabar com uns segundos após as 4h. Os diplomas da prova, por ordem de chegada:
A organização foi muito boa, correu tudo bem, desde a feira da maratona, à recolha e entrega dos sacos, os abastecimentos, bons e bastantes, bastante público nas cidades atravessadas, o final com oferta de uma bela mochila e um banquete de fruta, com patrocínio do Intermarché, tudo sem filas nem problemas, apesar dos mais de 10 000 participantes! No final havia autocarros para trazer o pessoal de volta para Nice, dado que infelizmente neste fim de semana os comboios não estavam a funcionar devido a reparações na linha.
Chegada com direito a passadeira vermelha!
No global uma maratona muito interessante!
Qual será a próxima???
Parabéns !!!
ResponderEliminarParabéns a toda a rapaziada !
ResponderEliminar