segunda-feira, 30 de março de 2009

Estrada contra o Vento, 29-03-2009

Depois da mudança da hora e de um sábado algo complicado em termos de trabalho, marcámos encontro nos "Pupilos" às 9h, eu, o Miguel Guerreiro e o Carlos Santos. Bem, isto era a combinação de sábado, pois no domingo pelas 8h, como era de calcular, já tinha uma mensagem do Carlos Santos a baldar-se ao treino (tá cada vez mais baldas, este gajo, acho que é da PDI...).

Nos Pupilos às 9h estava o grupinho de monsanto quase todo, de partida para uma volta de BTT. Pouco depois chegou o Miguel, e lá partimos em direcção ao tradicional cafézinho na Malveira da Serra (diga-se de passagem que foi pago com bastante esforço, mas já lá vamos...).

Como a ciclovia está cortada com as obras, a alternativa foi aquecer logo na subida em direcção à Serafina (acho que está mais inclinada...)!

Depois de atravessar monsanto e descer para o rio, começámos a ter a esperada companhia de de viagem - VENTO CONTRA!!!

Até Cascais esteve quase em permanência uma razoável ventania, em sentido contrário! De tal modo que desistimos do trajecto pelo Guincho e seguimos pela Areia. O vento era tanto à chegada ao guincho que era preciso pedalar para descer em direcção à praia (a certa altura pensei que a bicla ia andar para trás na descida)!



Gráfico de altimetria e velocidade

Seguiu-se a tradicional subidinha de 3 km até à Malveira, felizmente mais abrigada do vento!
Depois de retemperados com um café e bolo (o Miguel não bebe café, foi só o bolo), regressámos em direcção à Aldeia de Juso e Cascais. O Miguel decidiu bater o recorde de velocidade na descida e deu ~70 km/h!
No regresso pela marginal o vento estava mais vezes a favor ou neutro, o que facilitava rolar a 30 km/h sem dificuldade. quando estava contra, comecei a aproveitar a boleia do Miguel (este tipo está em grande forma!) e rolar na roda dele.
Em Algés esperava-nos a subida de monsanto (não havia fuga) que bastante me custou!
Depois de umas voltinhas, acabámos por fazer oitenta e tal km, com 960 m de desnível acumulado, em cerca de 4 h, incluindo as paragens.
Para espanto meu, o Miguel chegou ao carro, arrumou a bicicleta, calçou os ténis e foi correr! A desculpa dele foi que queria estrear uns ténis novos, todos à benfica (bem bonitos, por sinal)!
Agora vou ficar 2 semanas sem pedalar (umas fériazitas nos "bifes", para visitar a filhota...), vamos ver qual o resultado...



2 comentários:

  1. Parece que uns tem PDI a mais e outros a menos.
    Conseguiram rolar a 30 km ?? que sortudos !!!
    Boas férias, vai lá que quando voltares tens Montejunto à tua espera (19 Abril)

    ResponderEliminar
  2. Pois é! a velocidade média foi de 25,8 km/h, o que é fraquinho para estrada!
    Montejunto é para inscrever?

    ResponderEliminar