terça-feira, 24 de março de 2009

Meia Maratona de Lisboa - 22/03/2009

Como era de esperar, só os dois resistentes do costume a participar - eu e o Mário!
Mas comecemos pelo princípio.
O encontro foi marcado na estação de Belém às 8h. Claro que o Mário chegou atrasado e eu vi passar o comboio das 8h15... Resultado, o comboio seguinte passou pelas 8h35!
No Cais do Sodré passámos ao 2º transporte - metro.
Coincidência curiosa - na mesma carruagem seguia o Vitor Roios e um colega, o que permitiu uma cavaqueira animada pelo resto do caminho para distrair das mudanças de transportes (mais uma para o comboio da margem sul). Fiquei cheio de "inveja": não é o Vitor e o amigo estão a preparar-se para a próxima Maratona de Madrid?! Há que tempos que ando a desafiar o pessoal para uma Maratona e nada! Um dia destes alinho com outro grupo...
Bem, o Vitor anda a fazer treinos de 3h e de 3h30... se me decidir é melhor ser com alguém com um plano de treinos mais suave!
Bem, com estes atrasos, chegámos à ponte do Pragal cerca das 9h45, e depois de aturar o engarrafamento de pessoal a pé para descer para a praça da portagem, chegámos finalmente à zona da partida pelas 10h15! Não está mal, para quem se levantou às 7h...!
Mas deixemos os lamentos (no fundo 30 000 são muitos...).

Curioso como no meio deste pessoal todo e depois de termos "apanhado" o Vitor no metro, ainda encontrei mais dois amigos já na zona da partida: o Carlos Monsanto, que agora anda muito dedicado às corridas (e a fazer uns tempos jeitosos...) e o José Magalhães. Soube à noite que o Carlos desistiu com uma lesão na coxa, as melhoras.
A partida decorreu com normalidade e aparentemente, sem grande interferência do pessoal da mini! Será que o esquema da partida está finalmente mais eficaz? Também era de esperar que aprendessem alguma coisa, tratando-se da 19ª edição...
Eu e o Mário seguimos juntos na ponte enquanto o Vitor e o amigo desapareceram rapidamente à nossa frente (pudera, com aquele plano de treinos...).
Mesmo esta companhia foi sol de pouca dura. Pelos 6 ou 7 km o Mário fez mais um dos seus tradicionais arranques para trás e ... nunca mais o vi!
Felizmente o tempo manteve-se encoberto, sem demasiado calor, o que foi uma boa ajuda!

Pelo km 7


O percurso da prova foi alterado este ano, decerto devido às obras da Praça do Comércio, pois fomos só até ao Cais do Sodré e voltámos para trás. Isto não quer dizer que o percurso tenha ficado mais curto (o que durante a prova eu teria sem dúvida agradecido!), mas apenas que tivémos que ir dar a volta quase à Cruz Quebrada, antes de regressar aos Jerónimos.

Os abastecimentos funcionaram bem, sempre com água e powerade "tinto" (?! deve ser o que se vende menos...) e no fim, pelo km 17, ainda havia laranja e banana.

Estava tudo a correr razoavelmente para mim (dada a falta de treino estava até muito bom!) quando pelo km 11 tive uma cãimbra algo forte na barriga da perna. Felizmente, reduzindo um pouco o ritmo a dor também acalmou, o que permitiu concluir a prova.




Havia algumas bandas a tocar pelo caminho, o que é sempre um incentivo agradável!



Cortar a meta abaixo da 1h50m (1h49m35s) não foi nada mau!

O Mário fez 2h02m, mas o objectivo para ambos era mesmo acabar!

Vamos ver se conseguimos convencer mais alguns "atletas" para a próxima prova...

1 comentário:

  1. Boas
    Grande forma !!!
    Para já, ainda não me convences a andar 2 horas a correr....lol

    ResponderEliminar