domingo, 29 de novembro de 2009

1ª Maratona do Cabo Espichel - 21-11-2009

A seguir à TascaduXico, seguiu-se o desafio da Maratona do Cabo Espichel. Menos de uma semana depois e desta vez com 80 km, esta sequência estava a pedir uma preparação que infelizmente não estava totalmente à altura, pelo menos da minha parte!
O TeaMolenga estava representado por mim e pelo Pedro, para os 80 km, e pelo Sérgio e o Alexandre para os 40 km (sim, é verdade, o Sérgio ia mesmo só para os 40 km - justificados com obrigações para com o treinador e com a fofinha...).
Apesar das ameaças, o tempo estava a aguentar-se sem chuva e foi assim que se iniciou a prova, que estava dividida em duas metades sensivelmente, passando pela partida cerca dos 40 km onde terminava também o percurso pequeno. Esta primeira parte tinha umas zonas muito divertidas, com single tracks e paisagens muito bonitas (que nem sempre dava para apreciar devidamente) e desenrolava-se próximo do Cabo, estendendo-se depois até ao Meco e Alfarim, de onde retornava à partida.
Claro que esta foi uma maratona de estreia para a organização, mas penso que há aspectos a melhorar em próximas edições - desde logo a sinalização, que tinha algumas falhas em pontos críticos, levando a diversos enganos por parte de todos os participantes - havia zonas com diversas fitas seguidas bem visíveis, mas em vários locais mais críticos, onde podia haver dúvidas sobre o caminho, faltavam fitas ou setas, para além de as setas serem tão finas que estavam todas reviradas com o vento. Um outro aspecto a melhorar é o sistema de controlos de passagem - se no primeiro controlo havia vários alicates e vários controladores, nos seguintes não estava normalmente ninguém e em vários havia apenas um alicate. Percebo a dificuldade de ter muita gente espalhada pelos trilhos, particularmente com o tempo que estava, mas pelo menos podia haver mais um ou dois alicates nos outros pontos. São aspectos a rever, não é uma crítica destrutiva mas apenas visa deixar umas sugestões de melhoria para a próxima edição, até porque tem trilhos de facto muito bonitos!
Felizmente para nós o Pedro levava o GPS com o track da prova, pelo que conseguimos esclarecer todas as dúvidas sobre o caminho.
Além disso tínhamos combinado fazer a prova juntos (sorte a minha, porque se ele soubesse que eu estava tão em baixo de forma, não sei não...).
Nos primeiros 40 km acabámos por seguir juntos, eu o Pedro e o Sérgio, pois o Alex, com o seu equipamento rosa, foi ficando para trás... Curiosamente, no sorteio realizado no final da prova, o Alex foi presenteado com um belo capacete... rosa! Agora já pode ir todo a condizer, equipamento e capacete, que até tem uma luzinha para trás e tudo!


Percurso da prova

Chegámos aos 40 km em bom ritmo, com cerca de 2h25m, levando o Sérgio a ficar pelo lugar 31º dos 40 km. O Alex fez 3h14m e ficou pelo 139º. O Sérgio "fugiu" de imediato, sem sequer ficar para o almoço, para poder honrar os compromissos pessoais...
Eu e o Pedro continuámos para os restantes 40 km (na realidade um pouco menos) em direcção à Cotovia e a Sesimbra, não sem antes fazermos uma pequena "voltinha" ainda na zona sul do Cabo, com trilhos e paisagens também muito interessantes, embora com algumas zonas de muita pedra, umas soltas outras agarradas ao chão, que dificultavam um pouco o percurso. De qualquer modo as paisagens eram de novo espectaculares!
Depois desta zona o percurso alterava-se um bocado, com algumas zonas de areia e outras em terra e lama, até porque entretanto foi começando a chuviscar, sendo a última hora e meia a duas horas já sob uma chuvinha chata.
O Pedro aproveitou duas das zonas de areia para se deitar no chão a descansar por duas vezes (ainda bem que não lhe deu o sono nas pedras...) mas sem problemas de maior, e lá continuámos. Na parte final o terreno já estava muito molhado, obrigando a várias descidas em pura patinagem artística... e algumas subidas a pé, pois a aderência do barro era nula.
Para o final, com o acumular da distância e das condições atmosféricas e de terreno, fiquei um pouco mais lento, mas o Pedro foi impecável e esperou por mim até ao fim - Obrigado Pedro!
Os problemas de marcação deram origem a uma situação curiosa - foram vários os atletas "do grupo da fente" que passaram por nós "eu até ia no grupo da frente mas perdi-me e..."! De facto passaram a ritmos pouco mais rápidos que o nosso, curiosamente - será que o grupo da frente era assim tão calminho?

Como não me enviaram mais fotos, aqui ficam as minhas:



Depois da chegada debaixo de chuva, da lavagem das biclas, debaixo de chuva e do banho (aqui não chovia, era só mesmo água quentinha do chuveiro), seguiu-se o almoço, com febras e entremeada grelhadas, arroz de feijão e salada, depois de uma sopa quentinha (a ferver); não estava mal, no geral.
Havia ainda sorteio de brindes, em que saiu o tal capacete rosinha ao Alex, e uma estadia de uma semana num hotel do Algarve ou de Espanha, para o Pedro e para mim (mais ou menos).

Regresso a Lisboa debaixo de chuva e com alguns engarrafamentos, mas parece que o Pedro e o Alex ficaram muito agradados com a música proporcionada, que fez esquecer estes aspectos menos bons...

Update: mais umas fotos do Pedro, que só chegaram agora ...

3 comentários:

  1. Já tinha saudades de pedalar com companhia, porque as ultimas duas (Santarem e Tasca do Xico) fui sempre sozinho. Esperar uns pelos outros faz parte, outras vezes foste tu que esperaste agora fui eu. Calha a todos.
    Nunca me sai nada em sorteios e desta vez a sorte foi a dobrar, as duas senhas que tinha, sairam as estadias, por isso, uma foi para o meu companheiro de prova, mas bonito mesmo, foi o capacete do alex, a condizer com o equipamento.
    Musica ??? chamas musica aqueles sons que emitias de olhos fechados ??? foi de Sesimbra a Lisboa...chiça !!!!

    ResponderEliminar
  2. Esta maratona foi uma vergonha, bem valeu o gps do Pedro.

    ResponderEliminar
  3. Estava-me a fazer falta esse sábado.
    Tivemos uma "sorte"! Os três sorteados...
    já ofereci o capacete "rosinha", só falta darem-lhe utilidade, própria.

    Os sons que o co-piloto vinha a emitir eram as notas do trânsito, só que em estrangeiro, claro.

    ResponderEliminar