sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Raid de BTT guiado por GPS em autonomia - Arruda dos Vinhos - Serra de Montejunto

16/1/2011

6h30, toca a levantar para ir andar de bicicleta( isto há cada maluco),ponto de encontro portagens em Loures. Apareceu o Fradique e fomos nos encontrar com o Sérgio e o Pedro que vinham juntos .
Bebemos o cafezinho nas bombas da Repsol na CREL e lá fomos para a Arruda dos Vinhos sempre com muito nevoeiro no caminho.

Chegados ao local de concentração e já se viam muitos ciclistas a preparar a suas bikes, uma boa adesão a este evento. Preparamos as nossas também, foto da praxe e aí vamos nós .

Lá arrancámos então em direcção á serra com o percurso inicial maioritariamente em alcatrão devido ao estado dos terrenos. No entanto assim que entrámos os trilhos acabámos por ter que ir por terrenos bastante lamassentos onde por vezes tinhamos de levar a bike á mão pois ela começava a escorregar ou a patinar. Ou seja o terreno em alguns sitios estava bastante pesado.

Já com o aproximar da serra voltámos novamente ao alcatrão que nos levou até ao ponto mais alto que 2º o Gps ficava a 650 mts onde havia um mini abastecimento com laranjas e água e também alguns bolos que eu nem os cheirei.

Em termos de forma fisica devo dizer que já cheguei a cimo da serra um pouco desgastado devido em 1º lugar aos poucos treinos que tinha nas pernas e também devido ao estado do terreno em alguns percursos. Isso que fez com que fosse ficando sempre um pouco atrás do resto do pessoal mas depois acabavamos sempre por nos reagrupar.

Depois de contemplarmos as vistas começámos a descer.A descida de Montejunto, embora bastante bonita, não me agradou de todo e até achei despropositada, tomando em conta que grande parte do pessoal, se não mesmo todos, percorreram-na de bike à mão e mesmo assim, alguns com bastante dificuldade como pude constatar.

Foi precisamente na descida que as malditas caimbras tinham de aparecer o que me dificultou ainda mais a descida a pé. Depois de montarmos, pedalei com alguma contenção mas no entanto ainda tive de parar umas poucas de vezes com dores e para esticar os musculos. Apesar de ter levado barras, gel e sandes de marmelada falhei ao não ter levado umas bananas que dão bastante jeito para evitar estas situações.

Devo dizer que a 2ª parte do percurso me agradou mais do que a 1ª visto que não tivemos de desmontar tantas vezes e apanharmos essencialmente estradões e alguns belos singles tracks. A lama ainda apareceu por diversas vezes e em abundância.

Apesar de tudo conseguimos terminar a prova todos juntos e sem ninguém se ter aleijado o que foi bastante positivo.

Tempo total do raid 6h e 5m com aproximadamente 1700 mts de acumulado, para mim um valente empeno !

Depois das bicicletas lavadas e banhos tomados ainda estava para vir o melhor, uma bela almoçarada no restaurante o Fuzo mesmo em Arruda, costeletas do novilho acompanhadas uma bela sangria. Muito Bom !

Bem mas chega de conversa e vamos ás fotos.




Até á próxima e boas pedaladas !

3 comentários:

  1. Pois é, o menino Jorge anda a baldar-se aos treinos e depois a culpa é da falta das bananas..:)
    Curioso que na parte final da prova (já no Fuso) ninguém teve cãibras! LOL

    ResponderEliminar
  2. Pois é, tenho de fazer como alguns e fazer só a parte final que custa menos LOL ..... agora a sério vou começar a dedicar-me novamente para ver se fico em forma para os raid´s que aí vêm.

    ResponderEliminar