segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"XXII edição da Corrida Fim da Europa" 30JAN11
" Dificilmente haverá prova mais bonita..."

Os Atletas
Mário Delgado

Jorge Santos

Carlos Costa
Jorge Fradique
Sérgio Luis
Sintra-Cabo da Roca, o percurso feito a correr é lindo.

Pelos comentários que se puderam ouvir antes, durante e o fim da prova o S. Pedro este ano ajudou, apesar do frio e brindou-nos com sol, a temperatura rondava pelas 8:30 os 5 graus. O “meeting point” era junto à partida e compareceram o Jorge Santos, Fradique, Carlos Costa, Sérgio e Mário Delgado. Antes do inicio da prova que estava marcado para as 10h fomos tomar o cafezinho da praxe, entregar o nosso saco que nos devolviam à chegada no cabo da Roca e fazer o aquecimento, não tenho grande pachorra para aquecimentos, mas sei que são necessários.

Sintra 10Horas junto á partida no meio do pessoal, fiquei bastante contente porque afinal não era o único maluco, comigo estavam mais 2000 corredores malucos.

Porque ir fazer uma corrida que são 7km a subir, seguido de um 1km plano, mais 3km a subir e depois 6km a descer é de loucos, aos 10km tem uma autêntica parede que muito pessoal fez a pé.
O percurso era estrada e já era meu conhecido mas em BTT, andar de bike é uma coisa, correr é outra coisa até descer custa. Curiosamente a subir foi onde me senti melhor e onde consegui passar muita gente, mas a descer aquele pessoal é mesmo doido, fonix era só pessoal a passar por mim a descer.

Na generalidade correu bastante bem, apesar de hoje estar um bocado durido, acho que tenho que começar a correr um pouco durante a semana para não sofrer tanto.
Classificações:


sábado, 29 de janeiro de 2011

MAFRA - 29 JANEIRO 2011

Depois de não ter conseguido pedalar no fim de semana passado, este fim de semana, estava com vontade de fazer uma boa volta de estrada.
O restante pessoal nem deu sinais de ir pedalar, mas pelo que falei com o Sérgio, alguns devem estar a guardar-se para a prova de atletismo que têm amanhã em Sintra.
Saída de Mafra ás 8.30, tempo frio e com algumas abertas com sol, mas muitas nuvens ameaçavam uma bela molha. Segui para a Srª do Ó-Pobral-Carvalhal-Almorquim-Montelavar-Cheleiros-Boco-Igreja Nova-Penedo do Lexim-Alcainça-Parque Eólico da Igreja Nova-Avessada-Malveira-Vila Franca do Rosário-Gradil-Murgeira-Mafra.
Já perto de Mafra, no final da subida para a Murgeira, levei com uma carga de água valente, o que valeu é que já estava perto de casa.
Volta de 4.15 horas, 83 km com 1495 de acumulado de subida.

Carvalhal





Penedo do Lexim



Serra de Sintra ao longe
Parque Eólico da Igreja Nova



Tapada Mafra-Murgeira

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Treino para o GP Fim da Europa - 2

Apesar do frio intenso que se fazia sentir, lá me consegui levantar da cama para ir correr!
A combinação com o Sérgio tinha falhado e ele acabou por combinar com o Carlos Costa (que bem precisa de treinar) e ficaram lá pelas bandas da Ericeira.
Como estava sozinho decidi ir treinar para Belém, que fica mais perto e tem óptimas condições! Pelas 9h40 lá consegui sair do carro em Algés e começar a correr, com um frio de rachar! Estavam 5º C e um ventinho de frente que não me deixava aquecer, apesar do gorro e das luvas. Até levei o MP3 para animar, mas as condições estavam muito agrestes!
Decidi ir até ao Cais do Sodré, o que dá uma voltinha com mais de 17 km, adequada ao treino para o Fim da Europa (menos no aspecto das subidas, mas isso também não me apetecia fazer...:).
Com as condições atmosféricas existentes havia pouca malta a correr e nem vi ninguém do grupo do Stress que costuma andar por estas bandas.
Quando estava a dar a volta para regressar no Cais do Sodré passou um casal a correr e acabei por me colar a eles.
Vim a saber que eram irmãos e que também estavam a treinar para o Fim da Europa! Com a conversa o treino ficou mais fácil, acabei por aumentar um pouco o ritmo e chegar ao fim mais quentinho.

 Percurso do treino
Velocidade e elevação

Como podem ver, o treino não teve nada de secreto e foi muito calminho! Foram 17,6 km em 1h36m!
Com a preocupação do dever cívico a cumprir, fui votar logo de seguida, mesmo sem tomar banho, o que tinha a vantagem de afastar o pessoal caso houvesse filas...:)

No próximo domingo vamos todos a correr até ao Fim da Europa!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Treino para o GP Fim da Europa

A Uma semana do GP Fim da Europa, mais um treino para aquecer!
Hoje dividimos-nos eu e o Carlos Costa ficamos pela Ericeira, enquanto o Fradique foi fazer um dos seus treinos secretos.
Eu e o Carlos combinamos pelas 9:30 junto da casa dele, o ponto de partida, a essa hora registava-se uma temperatura de 6º!!!! pois estava cá um briol.
O treino foi junto à beira-mar ( entre a Ribeira dÍlhas e a Foz do Lizandro) fizemos cerca de 15km em 1h30m.
e tu Fradique desvenda lá como foi o teu treino secreto.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Raid de BTT guiado por GPS em autonomia - Arruda dos Vinhos - Serra de Montejunto

16/1/2011

6h30, toca a levantar para ir andar de bicicleta( isto há cada maluco),ponto de encontro portagens em Loures. Apareceu o Fradique e fomos nos encontrar com o Sérgio e o Pedro que vinham juntos .
Bebemos o cafezinho nas bombas da Repsol na CREL e lá fomos para a Arruda dos Vinhos sempre com muito nevoeiro no caminho.

Chegados ao local de concentração e já se viam muitos ciclistas a preparar a suas bikes, uma boa adesão a este evento. Preparamos as nossas também, foto da praxe e aí vamos nós .

Lá arrancámos então em direcção á serra com o percurso inicial maioritariamente em alcatrão devido ao estado dos terrenos. No entanto assim que entrámos os trilhos acabámos por ter que ir por terrenos bastante lamassentos onde por vezes tinhamos de levar a bike á mão pois ela começava a escorregar ou a patinar. Ou seja o terreno em alguns sitios estava bastante pesado.

Já com o aproximar da serra voltámos novamente ao alcatrão que nos levou até ao ponto mais alto que 2º o Gps ficava a 650 mts onde havia um mini abastecimento com laranjas e água e também alguns bolos que eu nem os cheirei.

Em termos de forma fisica devo dizer que já cheguei a cimo da serra um pouco desgastado devido em 1º lugar aos poucos treinos que tinha nas pernas e também devido ao estado do terreno em alguns percursos. Isso que fez com que fosse ficando sempre um pouco atrás do resto do pessoal mas depois acabavamos sempre por nos reagrupar.

Depois de contemplarmos as vistas começámos a descer.A descida de Montejunto, embora bastante bonita, não me agradou de todo e até achei despropositada, tomando em conta que grande parte do pessoal, se não mesmo todos, percorreram-na de bike à mão e mesmo assim, alguns com bastante dificuldade como pude constatar.

Foi precisamente na descida que as malditas caimbras tinham de aparecer o que me dificultou ainda mais a descida a pé. Depois de montarmos, pedalei com alguma contenção mas no entanto ainda tive de parar umas poucas de vezes com dores e para esticar os musculos. Apesar de ter levado barras, gel e sandes de marmelada falhei ao não ter levado umas bananas que dão bastante jeito para evitar estas situações.

Devo dizer que a 2ª parte do percurso me agradou mais do que a 1ª visto que não tivemos de desmontar tantas vezes e apanharmos essencialmente estradões e alguns belos singles tracks. A lama ainda apareceu por diversas vezes e em abundância.

Apesar de tudo conseguimos terminar a prova todos juntos e sem ninguém se ter aleijado o que foi bastante positivo.

Tempo total do raid 6h e 5m com aproximadamente 1700 mts de acumulado, para mim um valente empeno !

Depois das bicicletas lavadas e banhos tomados ainda estava para vir o melhor, uma bela almoçarada no restaurante o Fuzo mesmo em Arruda, costeletas do novilho acompanhadas uma bela sangria. Muito Bom !

Bem mas chega de conversa e vamos ás fotos.




Até á próxima e boas pedaladas !

sábado, 15 de janeiro de 2011

Treino para o GP Fim da Europa

Está a se aproximar a data do Grande Prémio Fim da Europa, cerca de 17km a correr de Sintra ao Cabo da Roca, por isso hoje foi dia de treino.
Eu e o Fradique marcamos encontro pelas 9 da manha, junto à Telepizza da Guia, em Cascais. O dia apresentava-se com muito nevoeiro, e lá fomos os dois pela ciclovia do Guincho, ao inicio as pernas apresentavam muito presas, mas depois até se soltaram e fomos os dois ao mesmo ritmo metendo a conversa em dia, quando chegamos perto da Praia do Guincho com cerca de 7km, decidimos ir até à Malveira da Serra, cerca de 3200 metros a subir. Nesse momento juntou-se a nós um cão que nos acompanhou a subida toda, e chegamos ao cruzamento da Malveira da Serra com 10700 metros, demos ai a volta e descemos até ao Guincho. Ao passar pelo Guincho entre os 14 -15 km, junto à maldita areia que se encontra junto à estrada, torci o pé e cai na berma cheia de areia, as dores foram muitas, mas lá me recompus e segui a corrida com alguma dificuldade, o ritmo abrandou um pouco, mas também não dava para mais porque o pé /tornozelo se encontrava dorido. Entretanto o Jorge encontrou uns amigos que tinham feito uma maratona recentemente com ele. Depois de dois dedos de conversa lá seguimos até à Guia.
Resultado Final:
21400metros em 2horas
e 1 queda....
Mais pormenores o Jorge poderá acrescentar...
Depois desta descrição não ficou muito para dizer! Apesar da queda (ossos do ofício, mas na bicicleta costuma ser pior...) o Sérgio pulverizou o seu anterior máximo de 16 000 m de corrida! Mais uns treinos destes e começa a pensar na Maratona...:)
Não percebi porquê, mas a torneira de água na ciclovia, junto à Guia não estava a funcionar, o que nos obrigou a ir comprar água à Telepizza! LOL
Como não havia fotógrafo(a) de serviço, o que posso juntar aqui são os gráficos da altimetria/velocidade e do percurso:
Altimetria/velocidade

Percurso
O próximo treino são 30 km, Sérgio? (os recordes são para bater, não é?)...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

VOLTA DE ESTRADA - MAFRA - 09 JANEIRO 2011

Já algum tempo que andava a matutar, arranjar uma bike de estrada, e após verificar que a minha velha GT Timberline, equipada com pneus de estrada, estava de novo a precisar de ir ao "médico", ora, achei que já chegava de investir euros nela.
Entre usadas e novas, com um valor máximo estipulado para gastar, decidi por uma Specialized Allez de 2010 nova. A cor não é das lindas, mas o preço era.

Combinação de última hora (à 1 da manha) com o Sérgio e lá fomos baptizar a menina.
Saída de Mafra ás 8.15, para encontro com o Sérgio em casa dele ás 8.30.
O caminho foi em direcção a Lagoa-Encarnação-Fernandinho-Turcifal-Serra do Socorro-Gradil, e final em Mafra. Junto à Serra do Socorro, tive um furo lento que depois até Mafra, tivemos que parar 2 vezes para encher o pneu, mas no final, já depois de ter deixado o Sérgio que entretanto tinha seguindo para casa, e a cerca de 500 metros de minha casa, o pneu vazou todo, e lá tive de ir a pé até casa. Apesar deste percalço, foi uma voltinha de 63 km, e o tempo estava bom.
Uma coisa é ouvir falar, outra é pedalar, e na realidade, meter pneus de estrada numa bike de btt, não é mesmo nada parecido, que andar numa bike de estrada, então nas subidas....deu para perceber porque tanta gente do btt, treina na estrada.

Foi apanhado


Junto à Serra do Socorro




Serra do Socorro


A velha GT, reformou-se


A nova


domingo, 2 de janeiro de 2011

Volta de estrada Mafra-Torres Vedras - 02-01-2011

Depois da corrida de S. Silvestre, uma voltinha de bicla para começar bem o ano.
Face ao estado "um pouco húmido" dos campos, decidimos fazer uma volta de estrada!

O campo ali atrás mais parece uma piscina!


O dia estava muito bonito por estes lados! Mas pelo caminho até Mafra apanhei várias zonas de nevoeiro.



Há pessoal que deita as biclas no chão de qualquer maneira...


Passagem junto à casa do grande Joaquim Agostinho, com uma foto para recordação.

A voltinha foi em ritmo fácil (apenas o suficiente para não arrefecer). Passámos por Ponte de Rol, onde se pode comer um bacalhau muito bom, na Adega do Miguel, mas hoje não estávamos aqui para almoçar, pois parece que a seguir à época natalícia está tudo mais crescido (prós lados...), e há que recuperar o "peso de forma" (já ouvi isto em qualquer lado, soa a pró...).

Em Torres Vedras ouvimos um estrondo e aqui está o resultado:

O furo foi de tal maneira que o pneu também rasgou, e mesmo com um remendo, ao encher mais fez uma "batata". Vá lá que se aguentou no regresso até Mafra!

Enquanto estávamos nisto o Pedro tentou escapar-se mas ainda foi apanhado...


Claro que no regresso tivemos que subir o Gradil, com o Pedro sempre a reclamar que eu ia a subir muito depressa e que subir o Gradil a 18 km/h é de loucos e não sei o quê...! Está a ficar um bocado rezingão (será da idade? - LOL).


A verdade é que no final da subida, já a chegar a Mafra, passaram os dois por mim!


Bem, foi uma voltinha simpática, para mim com 62 km e cerca de 780 m de acumulado de subidas.

Altimetria:

Percurso:

sábado, 1 de janeiro de 2011

36ª CORRIDA DE S. SILVESTRE DA AMADORA 31DEZ10

Desta vez 3 Molengas presentes na mítica corrida S.Silvestre da Amadora. O tempo ameaçava chuva, choveu um pouco antes da partida, mas durante a prova não choveu.
Á partida apresentaram-se os seguintes Molengas: Carlos Costa, Jorge Fradique e Sérgio Luis. AInda não tinha começado a corrida e já estava cansado, o Carlos e o Jorge decidiram fazer um aquecimento de 20m a ritmo de corrida. Como a corrida não é o meu forte, estas corridas para mim são uma grande incógnita. Sem treinos nunca sei o que esperar. A prova começo pelas 18 h para as senhoras e 10min depois para os senhores. Os primeiros 3,5km foram sempre a subir, incrivelmente o Jorge esperou por mim e assim consegui ir ao ritmo dele. O Carlos ficou um pouco mais para trás, pois encontrou um amigo (o Branco) e foram os dois. Eu continuei com o Jorge na expectativa ver até onde aguentava, por volta dos 6km temos a subida dos Comandos, diga-se muito dura. Mas lá continuamos os dois, por volta dos 7km outra subida, mas esta curta e até se passou bem, a partir dai foi sempre a descer até à meta. É de salientar a quantidade de pessoas a aplaudir os atletas nas ruas da Amadora, confesso que este tipo de corridas está me a deixar um bichinho.

Aqui fica as Classificações:

Posição Atleta Tempo
404 SERGIO LUIS 00:49:20
407 JORGE FRADIQUE 00:49:23
541 CARLOS COSTA 00:54:04

PS: A Próxima será 30 JAN11 a "XXII edição da Corrida Fim da Europa" http://www.fimdaeuropa.com/

O slogan é " Dificilmente haverá prova mais bonita..."
Aqui fica o convite aos restantes molengas para exprimentar esta corrida em Sintra